HEY YOU X RE YOU
Cauã Reymond é acusado de plágio em briga judicial por marca de cosméticos
Fábia Oliveira
Uma empresa de cosméticos afirmou que vai entrar com um processo contra o ator Cauã Reymond, da TV Globo, por conta de uma espécie de “plágio” em sua marca de produtos. A Hey You Cosméticos, que existe desde 2023, disse que tentou um acordo com o galã, proprietário da ReYou, mas não obteve uma resposta amigável. Agora, o assunto deve ir parar nos tribunais.
Entenda
Em um comunicado enviado à coluna, a empresa afirmou repudiar o “uso indevido de sua identidade” pela marca de propriedade do ator da TV Globo. “É inadmissível que, em um mercado que exige ética e originalidade, uma nova empresa surja ignorando direitos de propriedade industrial estabelecidos desde 2022”, disse. À coluna, a ReYou disse que seu registro seguiu todos os protocolos legais.
De acordo com a Hey You Cosméticos, a empresa de Cauã Reymond promove “uma confusão deliberada que atinge diretamente o coração” da marca e de seus consumidores. “A tentativa da marca de Cauã Reymond de se estabelecer com uma fonética absolutamente igual à nossa é um atentado à livre concorrência”, criticou.
Na nota, a empresa afirmou, ainda, que tanto ela quanto a marca de Cauã Reymond oferecem “produtos idênticos como shampoos, condicionadores e blends de óleos” e que a escolha de um nome parecido tem gerado um “caos sem precedentes” no ambiente digital, que é o principal canal de vendas da Hey You.
Sem conversa
A Hey You apontou que procurou, por meio de seus advogados, estabelecer um diálogo com a empresa de Cauã Reymond por meio de duas notificações extrajudiciais e três reuniões diretas com a defesa do ator.
No entanto, a proposta apresentada pela equipe jurídica de Cauã Reymond, que seria uma espécie de “acordo de cavalheiros” para a convivência mútua, foi prontamente rejeitada por ser comercialmente inviável e juridicamente temerosa por conta dos “prejuízos já contabilizados pela Hey You”.
Nos tribunais
Consta que a marca ReYou persistiu em quatro tentativas de registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Sem acordo com o galã, a empresa de cosméticos disse que vai levar a questão para a Justiça:
“Diante da postura da ReYou em seguir com o uso indevido e da ausência de um acordo que respeite a exclusividade da marca registrada, a Hey You informa que encerrou as tratativas extrajudiciais e está iniciando os procedimentos de judicialização do caso.”
Em resposta à coluna, a empresa Reyou by Reymond negou qualquer irregularidade e esclareceu que “o processo de registro de sua marca foi feito seguindo todo o protocolo legal”.



