SIMPATIZANTE DA BANDIDAGEM
PM impede que garoto de 13 anos cometa assassinato em batismo de facção
Da Redação
Uma ação da Polícia Militar durante a Operação Escudo da Madrugada impediu um possível homicídio e resultou na apreensão de um revólver roubado, na noite desta segunda-feira (9), no município de Cáceres. Um homem de 25 anos foi preso, e um adolescente de 13 anos foi apreendido. Ele iria cometer um assassinato no ‘ato de batismo’ para integrar uma facção criminosa.
A ocorrência foi registrada por volta das 22h50, após a PM ser acionada pelo Ciosp, que recebeu denúncias de moradores sobre o estampido de um disparo de arma de fogo na Rua dos Crisântemos, no bairro Olhos D’Água, além da movimentação suspeita de pessoas em uma área de mata entre a via e a Avenida Tancredo Neves.
Durante o deslocamento para averiguação, policiais que seguiam pela Rua dos Crisântemos, no sentido dos bairros Jardim Padre Paula e Jardim Aeroporto, se depararam com um homem e um menor de idade saindo da região de mata em atitude suspeita e correndo. No momento da aproximação, os militares visualizaram o adulto dispensando um objeto do outro lado de uma cerca.
Após ordem de parada e abordagem, foi constatado que ambos possuíam passagens policiais. Com o apoio da equipe da Força Tática, foram realizadas buscas no local, resultando na localização de um revólver calibre .38, marca Taurus.
Em consulta ao sistema do Ciosp, foi verificado que a arma estava registrada em nome de uma empresa de segurança privada e possuía registro de roubo. O revólver continha cinco munições, sendo duas percutidas, uma deflagrada e três intactas.
Durante o procedimento, o suspeito adulto optou por permanecer em silêncio. Já o adolescente relatou à polícia que seria simpatizante de uma facção criminosa e que vinha sendo coagido por integrantes de um grupo rival. Segundo o menor, ele teria sido ameaçado de morte caso não aceitasse “mudar de lado” e participar de um ritual de batismo na organização criminosa.
Ainda conforme o relato, a missão imposta ao adolescente seria matar uma pessoa, cujo alvo seria indicado pelo suspeito adulto. O menor afirmou que ambos estavam no local testando a arma de fogo antes de sair para cometer o crime, embora alegue não saber quem seria a vítima.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de disparo de arma de fogo, receptação, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e promover ou constituir organização criminosa. Ele foi conduzido à delegacia algemado, sem apresentar lesões corporais.
O adolescente foi apreendido e encaminhado às autoridades competentes para as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, que dará continuidade às investigações.



