Barra do Garças (516 km de Cuiabá) voltou a viver a expectativa anual de ver a “onça beber água” no Rio Araguaia. A tradição gira em torno de um mural de onça-pintada na orla do Porto do Baé que, com a subida do nível do rio, cria a impressão de que o animal está bebendo água.
Neste ano, moradores já se reúnem no local e compartilham vídeos e fotos nas redes sociais, celebrando o momento. Apesar de não ter reconhecimento oficial como patrimônio cultural, o mural se consolidou como símbolo afetivo da cidade e atrai curiosos e visitantes todos os anos.
Segundo a prefeitura, não há registro preciso da origem da expressão, mas a tradição ganhou força recentemente com a popularização nas redes sociais.



