DESRESPEITO
Cidade do interior de MT registra 9 mil infrações de trânsito em um mês após monitoramento
Muvuca Popular
Em apenas um mês de instalação das lombadas eletrônicas e semáforos inteligentes, Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá), município de 55 mil habitantes, registrou 9 mil infrações de trânsito, número que chamou a atenção das autoridades locais.
A maior parte das multas foi por excesso de velocidade em mais de 50% acima do limite da via. Apenas nessa infração foram 518 condutores autuados.
Instalados em locais estratégicos, os equipamentos de monitoramento também flagraram, especialmente, motociclistas tentando burlar a fiscalização, seja colocando a mão para tapar a placa, seja usando artifícios para esconder o número de identificação.
No entanto, o que eles não contavam é que a multa iria chegar mesmo assim. Isso porque o sistema da Prefeitura está integrado às câmeras do programa Vigia Mais, que possui câmeras espalhadas pela cidade e conseguia identificar a placa do veículo em vias próximas.
Para o secretário de Administração e responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito, Ildo Faccio, o cenário exige uma mudança de postura por parte dos motoristas e motociclistas.
“Respeitar o limite de velocidade e o sinal vermelho é uma questão de responsabilidade coletiva. Quem insiste em cometer infrações coloca vidas em risco e será responsabilizado. O setor de fiscalização e monitoramento do município está vigilante, trabalhando integrado com as forças policiais e preparada para identificar qualquer tentativa de irregularidade”, afirmou Faccio.



