EMPREENDEDORISMO FEMININO
Mulheres representam 42% dos MEIs em Sorriso
Muvuca Popular
Sorriso tem no empreendedorismo feminino uma força que vai além dos números. Está nas vitrines, nos salões de beleza, nas lojas, nas bancas de acessórios e nas redes sociais. Está na coragem de quem transforma talento em renda e sonho em negócio.
Levantamento realizado pelo CAE – Centro de Atendimento Empresarial de Sorriso, que oferece gratuitamente serviços de apoio e orientação aos empreendedores, revela que, dos 11.336 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos no município, 4.719 são mulheres. O número representa 42% do total de empreendedores formalizados na cidade.
As principais áreas de atuação das mulheres empreendedoras estão concentradas nos segmentos de beleza, vestuário, acessórios e vendas, setores de criatividade, inovação e conexão direta com o público consumidor.
Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cristiane Santos, a presença feminina no empreendedorismo traz uma visão inovadora, sensível e ampla de negócios. “As mulheres têm uma visão diferenciada, atenta aos detalhes, ao relacionamento com o cliente e à inovação. Elas empreendem, muitas vezes, conciliando múltiplas responsabilidades, e ainda assim conseguem transformar desafios em oportunidades”, disse Cristiane.
Segundo o coordenador do CAE, Leonardo Kozak o Centro está de portas abertas para apoiar quem deseja iniciar ou fortalecer seu negócio. “Nosso papel é orientar, informar e facilitar o caminho para quem quer empreender. Queremos que cada vez mais mulheres tenham acesso à formalização, crédito e capacitação. Empreender também é um ato de autonomia e transformação social”, explica.
O CAE oferece gratuitamente serviços como formalização de MEI, emissão de guias, orientações sobre linhas de crédito e capacitações.



