Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PROGRAMA MAIS JÚRI

Barra do Bugres realizará 10 sessões de tribunal do júri entre até março

Muvuca Popular

0

Inicia no próximo dia 23 de fevereiro uma nova etapa do Programa Mais Júri, coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), agora na Comarca de Barra do Bugres. Ao todo serão realizados sessões do 10 tribunal do júri entre os meses de fevereiro e março.

O programa tem como objetivo acelerar a tramitação de processos de crimes contra a vida, tentado ou consumado, e que tenham decisões de pronúncia proferidas. A expectativa é que, em 2026, sejam realizados pelo programa 100 Tribunais do Júri em todo o Estado.

O juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador do programa, Jorge Alexandre Martins Ferreira, destaca a importância da iniciativa para dar maior celeridade à prestação jurisdicional.
“Retomamos as atividades do Mais Júri em 2026, uma ação da Corregedoria para garantir que a justiça chegue de forma mais rápida a quem espera uma resposta do Estado. Com o empenho de juízes cooperadores, promotores, defensores e servidores seguimos atuando para reduzir o acúmulo de casos e na maior efetividade no sistema de justiça”, afirma.

Em Barra do Bugres a iniciativa ocorre na 3ª Vara em duas fases: à primeira entre os dias 23 a 27 de fevereiro, com a realização de cinco tribunais do júri e a segunda entre os dias 23 a 27 de março, com mais cinco julgamentos. Para atender a demanda, foram convocados os juízes cooperados: Maurício Alexandre Ribeiro e Daniel Campos Silva de Siqueira.

Um dos casos que irá a julgamento é do processo 1000057-62.2021.8.11.0008. O caso teve grande repercussão. Os pais F.J.S. e T.C.S. são acusados pela morte do filho do casal que tinha apenas 40 dias de vida. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu em 2 de janeiro de 2021, quando a criança sofreu lesões na cabeça que provocaram traumatismo craniano e hemorragia, levando à morte. Ainda conforme os autos, após o ocorrido, os réus teriam alterado o local dos fatos para tentar simular uma morte acidental e induzir a perícia ao erro. O tribunal do júri dos acusados será realizado no dia 24 de março, ás 8h30, no plenário do fórum de Barra do Bugres.

Mais Júri – O programa é o resultado do termo de cooperação interinstitucional firmado pelo Judiciário com a Defensoria Pública e o Ministério Público. O objetivo é a redução do estoque de ações pendentes de julgamento.
Ao longo de 2025 o programa realizou 163 sessões do Tribunal do Júri nas comarcas de Cuiabá (70 júris), Porto Alegre do Norte (52 sessões de júri), Vila Rica (24 julgamentos), Marcelândia (10), Sorriso (4) e Várzea Grande (3 júris). A iniciativa permite a realização concentrada de sessões em curto período, promovendo a redução do acervo processual no Primeiro Grau, sem comprometer a rotina regular das comarcas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação