Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

DPEMT EM AÇÃO

“É um milagre pra gente”: Programa Defensoria Até Você inicia 2026 em quilombo do Chumbo

Muvuca Popular

0

Durante 77 anos, José Atanásio de Lima viu muita coisa mudar no Quilombo Nossa Senhora do Chumbo. Filho de Sebastião Rosa de Lima, um dos fundadores da comunidade, ele carrega na memória a história do território e das famílias que ali resistem há gerações. Segundo ele, nunca tinha visto nada parecido como o que aconteceu neste sábado (21).

“A vinda da Defensoria aqui é um milagre pra gente”, disse, emocionado, após conseguir renovar seus documentos sem precisar percorrer os 35 quilômetros até Poconé.

Foi com esse sentimento que a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu início ao calendário de ações de 2026, realizando o primeiro mutirão do Programa Defensoria Até Você – Edição Quilombola na comunidade de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo. A ação marca a retomada dos atendimentos itinerantes neste ano e reafirma o compromisso da instituição de sair dos gabinetes e estar dentro dos territórios, especialmente onde vivem populações tradicionais e historicamente invisibilizadas.

Outro assistido também saiu com suas demandas resolvidas. Soldador, Josenildo da Silva, de 45 anos, aproveitou a presença da equipe para regularizar sua documentação. Ele precisava refazer o registro para conseguir emitir uma nova carteira de identidade. “Fui bem atendido. Primeiro agradeço a Deus e depois a vocês por trazerem o projeto pra cá. É uma maravilha pra nossa comunidade. Se fosse pra ir até Poconé, eu perderia um, dois, até três dias de serviço para resolver. Aqui a gente resolve tudo num dia só”, relatou.

Josenildo também conseguiu resolver pendências relacionadas ao INSS. “O atendimento foi rápido, bom demais. Às vezes a gente vai na cidade e não é atendido porque é por ordem de chegada. Aqui já resolve tudo ao mesmo tempo”, ressaltou.

A defensora pública-geral Luziane Castro, destacou que a iniciativa ultrapassou o conceito de projeto e hoje é um programa permanente da instituição. “A gente nem trata mais o Defensoria Até Você como um projeto. Ele é um programa da Defensoria Pública, no qual saímos dos gabinetes e atuamos diretamente nos territórios, especialmente em comunidades quilombolas e indígenas”, afirmou.

De acordo com a gestora, o objetivo é aproximar a instituição das pessoas que mais precisam além de incentivar a parceria com as prefeituras, como aconteceu com o Executivo de Poconé que ajudou na organização do evento.

“Quanto mais próximos estivermos, quanto mais dentro do território estivermos, mais conseguimos sentir as dores dessa população. Atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade e precisamos estar onde elas estão”.

A defensora ressaltou ainda que o programa é uma ação contínua. “Todo mês a Defensoria Até Você estará em alguma localidade. Neste mês de fevereiro, temos a alegria de iniciar os trabalhos aqui em Nossa Senhora do Chumbo”.

Parceria com o município

A vice-prefeita de Poconé, Camila Barbosa Moreira Silva, destacou a importância da ação para os moradores da zona rural. “É uma satisfação muito grande receber essa ação no distrito. A ideia é alcançar as pessoas mais humildes, que não têm condições de se deslocar até a cidade. Aqui elas têm acesso rápido aos serviços da Defensoria e também de parceiros, como o TRE. Isso é muito válido para o nosso município”, afirmou.

A realização do mutirão contou com o apoio da prefeitura e de outros parceiros institucionais, fortalecendo a presença do poder público dentro do território quilombola. Durante o mutirão, estão sendo ofertados serviços como orientação jurídica, regularização de documentos, demandas previdenciárias junto ao INSS e atendimentos em parceria com outros órgãos públicos. Com a primeira edição do ano realizada em Nossa Senhora do Chumbo, a DPEMT reforça sua missão de garantir acesso à justiça de forma humanizada, descentralizada e efetiva, levando cidadania diretamente a quem mais precisa.

Nova identidade 

Além de se firmar como programa permanente da instituição, o Defensoria Até Você também passa a dialogar com a nova identidade visual da Defensoria Pública. A logomarca coloca o assistido como figura central, simbolizando a diversidade de pessoas que recorrem à instituição e reforçando que cada indivíduo é protagonista na busca por seus direitos.

O elemento gráfico da estrada traduz o que foi vivenciado em Nossa Senhora do Chumbo: a Defensoria que sai dos gabinetes e percorre caminhos para estar onde o povo está, inclusive em territórios remotos e historicamente invisibilizados. Mais do que deslocamento físico, esse trajeto representa o compromisso institucional de superar barreiras sociais, geográficas e econômicas para garantir justiça e cidadania.

As cores oficiais reforçam essa mensagem: o verde escuro transmite seriedade e confiança; o verde claro remete à esperança e à proximidade, uma instituição sólida, mas profundamente humana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação