IA NAS ELEIÇÕES
Russi alerta para risco de IA e fake news nas eleições e prevê campanha “tensa”
Kamila Araújo e Renato Ferreira
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), manifestou preocupação com o uso de inteligência artificial e outras ferramentas digitais nas redes sociais durante a campanha eleitoral deste ano. Para ele, o avanço tecnológico pode potencializar a disseminação de fake news e influenciar diretamente o comportamento do eleitorado.
Segundo Russi, o ambiente eleitoral tende a ser marcado por tensão e disputas intensas, especialmente diante da facilidade de produção e distribuição de conteúdos manipulados.
“Agora tem a IA. Então essa campanha, eu acho que o período eleitoral vai ser um período bastante tenso. O que vai evitar, numa véspera de eleição, algo muito impactante sendo distribuído de forma massiva?”, questionou.
O parlamentar alertou que vídeos e conteúdos fabricados com aparência real podem impactar principalmente eleitores que não acompanham o debate político ao longo do ano. “Pessoas simples podem ter uma cena, se chocarem com uma cena e talvez até mudar o seu voto”, completou.
Russi destacou que grande parte da população deixa para se informar mais profundamente sobre política apenas nas semanas finais antes da votação, e que as redes sociais e a disseminação de fake news pode comprometer sim o desempenho dos candidatos.
“Muitos trabalhadores, empresários, a sociedade de uma maneira geral, discutem o seu dia a dia e deixam a política para decidir nos últimos 15 ou 20 dias, quando começam a assistir debate e se interessar mais. Uma inverdade pode ser colocada de forma muito forte e isso pode impactar pessoas humildes, simples, com um vídeo, com uma fala, com algo montado”, disse.
Diante do cenário, o presidente da ALMT afirmou confiar na atuação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para coibir abusos e fiscalizar o uso indevido das plataformas digitais.
“Confiamos na atuação forte do Tribunal Regional Eleitoral. Vamos precisar muito deles focados nesse tema.”
Ele acrescentou que o debate sobre o uso de inteligência artificial nas campanhas já está sendo acompanhado pelo meio político.
“Esse tema para nós do meio político preocupa bastante.”
Para Russi, a combinação entre redes sociais, fake news e ferramentas de IA representa um dos principais desafios institucionais do próximo processo eleitoral.



