PREJUÍZOS ACUMULADOS
Mato Grosso tem 17 municípios em situação de emergência por causa das chuvas
Muvuca Popular
A intensidade das chuvas registradas em janeiro e fevereiro de 2026 já levou 17 municípios a decretarem situação de emergência em Mato Grosso, segundo relatório técnico solicitado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COPMAS) do Tribunal de Contas (TCE-MT) à Defesa Civil Estadual.
O cenário reforça vulnerabilidades já identificadas pelo Tribunal. Conforme Nota Recomendatória emitida em 2025, apenas 6% dos municípios mato-grossenses possuem alta capacidade de resposta a emergências, enquanto 81% ainda não adotam medidas consideradas eficazes para lidar com situações de risco.
“Esses episódios reforçam a importância de investir em planejamento e prevenção. O Tribunal não executa as ações locais, mas vem orientando, capacitando e acompanhando para que os municípios possam responder com rapidez e reduzir os impactos para população”, afirmou o presidente do TCE-MT e da COPMAS, conselheiro Sérgio Ricardo.
O levantamento enviado pela Defesa Civil aponta volume médio acumulado de 277,72 milímetros de chuva em janeiro e 204,83 milímetros em fevereiro. Nesse período, cinco municípios acionaram diretamente a Defesa Civil Estadual e seis receberam ajuda humanitária, totalizando 422 itens distribuídos.
Entre as cidades que decretaram emergência estão Araputanga, Colíder, Cotriguaçu, Feliz Natal, General Carneiro, Guarantã do Norte, Juína, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondolândia, Rosário Oeste, Santa Carmem, Serra Nova Dourada e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Em nível estadual, até o momento apenas dois decretos foram homologados pelo Governo de Mato Grosso: os de Cotriguaçu e Rosário Oeste.



