PAÍS PREGUIÇOSO
Empresário chama fim da escala 6×1 de “tiro no pé” e alerta para aumento de preços
Kamila Arruda e Renato Ferreira
O empresário mato-grossense Júnior Verdão criticou a proposta de acabar com a escala de trabalho 6×1 e classificou a medida como um “tiro no pé” para trabalhadores e para a economia. Segundo ele, a mudança pode gerar aumento de custos para empresas e, consequentemente, encarecer produtos e serviços para a população.
De acordo com o empresário, a redução da jornada obrigaria empresas de diversos setores a contratar mais funcionários para manter as operações, o que elevaria diretamente os custos da folha de pagamento.
“Nós queremos mostrar para população mato-grossense e principalmente para o trabalhador que o fim da escala 6 por 1 não vai ser benéfica, porque nós vamos ter que contratar mais gente e isso o custo vai onerar na folha de pagamento. Quando onera na folha de pagamento tanto do comércio, como do agro, como da indústria, nós repassamos para o preço do produto. Então isso nós chamamos é um tiro no pé. O trabalhador está achando que vai ter um dia a mais de folga, mas vai tá continuando ganhando o mesmo tanto que ele ganha, mas o preço da mercadoria vai subir”, afirmou nesta segunda-feira (16).
Na avaliação do empresário, reduzir a jornada de trabalho obrigatoriamente poderia prejudicar a produtividade do país. “O que nós estamos fazendo no Brasil com essa proposta de diminuir a jornada 6 por 1 é transformar o Brasil num país mais preguiçoso. E o Brasil é um país de terceiro mundo. Nós precisamos trabalhar para aumentar o PIB do Brasil”, disse.
Apesar das críticas, Verdão reconheceu que modelos de jornada reduzida podem funcionar em determinadas atividades, desde que definidos de acordo com a realidade de cada setor.
“Dentro das minhas empresas, por exemplo, o setor administrativo não trabalha no sábado. O setor de entrega também não. Já a área de vendas trabalha. O correto não é uma lei geral, e sim convenção coletiva, onde cada setor define o seu horário de trabalho”, explicou.
A discussão sobre o fim da escala 6×1 ganhou força no país após propostas de mudanças na jornada semanal, incluindo modelos com redução de horas trabalhadas. O tema tem mobilizado empresários, sindicatos e parlamentares em diferentes setores da economia.



