SÉRIE D SOB PRESSÃO
CBF cobra laudos, trava tabela e Mixto aguarda definição mesmo com Dutrinha regularizado
Bebeto Dias
A indefinição da tabela do Campeonato Brasileiro da Série D 2026 segue gerando apreensão nos bastidores. Em ofício divulgado na última quinta-feira (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o atraso ocorre por pendências e inconsistências nos laudos técnicos de estádios indicados para a competição.
Segundo a entidade, mesmo após o prazo regulamentar e uma prorrogação extraordinária, 29 estádios ainda apresentam problemas na documentação, o que impede a divulgação da tabela e compromete a logística do torneio.
A CBF estabeleceu um prazo final até esta terça-feira (24) para a regularização. Caso contrário, há risco de impacto direto no início da competição.
Mixto regularizado e no aguardo
Enquanto parte dos clubes corre contra o tempo, o Mixto Esporte Clube já está com tudo em dia. O Estádio Presidente Dutra, o Dutrinha, possui todos os laudos regularizados dentro dos prazos exigidos.
Segundo o presidente Ítalo Freitas, o clube não enfrenta pendências:
— “Está tudo certo. O laudo da Vigilância Sanitária já foi renovado no início do ano. O dos Bombeiros vence em junho, mas já estamos tratando da renovação”, afirmou.
Impacto no planejamento
Mesmo com a situação regular, o Mixto segue prejudicado pela indefinição. Sem tabela oficial, o clube enfrenta dificuldades no planejamento logístico, esportivo e financeiro para a disputa da Série D.
A exigência dos laudos, segundo a CBF, é essencial para garantir a segurança e a qualidade da competição. Mas, na prática, o atraso escancara um problema recorrente no futebol brasileiro: a desorganização estrutural às vésperas do início dos campeonatos.
Agora, a expectativa gira em torno da regularização dos estádios pendentes para que, enfim, a Série D 2026 possa sair do papel.
Mixto, que atingiu uma de suas metas, que era o de ser Campeão Mato-grossense de 2026, agora busca seu maior objetivo: conquistar o acesso para a Série C de 2027.


