A manifestação realizada por agentes de combate às endemias, nesta segunda-feira (30), na Praça Alencastro, em Cuiabá, foi marcada por momentos de tensão e hostilização ao prefeito Abilio Brunini por parte dos profissionais da saúde. O protesto ocorreu em reação à redução do adicional de insalubridade, que caiu de 40% para 20% e já passou a ser aplicado na folha salarial deste mês.
Durante o ato, os servidores cobraram a reversão imediata da medida e criticaram a gestão municipal, alegando falta de diálogo e desvalorização da categoria. Responsáveis por ações diretas no enfrentamento de doenças como dengue, zika e chikungunya, os agentes afirmam que a mudança compromete significativamente a renda e desconsidera os riscos inerentes à função.
Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes reforçaram a insatisfação e pressionaram o Executivo por uma resposta, elevando o tom das críticas durante a mobilização no centro da capital.


