FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS
Maninho assume comando da AMM após renúncia de Bortolin e mira reforma tributária
Muvuca Popular
O primeiro vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo, o Maninho, assumiu oficialmente a presidência da entidade nesta quarta-feira (1º), após a renúncia de Leonardo Bortolin, que deixou o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
A posse reuniu autoridades dos três poderes e marcou a continuidade da gestão municipalista no estado. Em seu discurso, Maninho destacou o compromisso de manter a união entre os municípios, ampliar o suporte técnico às prefeituras e avançar nas principais pautas da entidade.
“Assumo essa missão com responsabilidade e dedicação. Temos desafios importantes pela frente, como a Reforma Tributária, que deve impactar diretamente as finanças municipais”, afirmou.
O novo presidente também reconheceu o trabalho de Bortolin, que esteve à frente da AMM por 27 meses. Durante a cerimônia, o ex-dirigente apresentou um balanço da gestão, ressaltando a adesão de 100% dos municípios à associação, a interiorização das ações e o fortalecimento da área técnica.
“Entregamos uma AMM mais forte, protagonista nas discussões nacionais e com maior participação dos prefeitos nos debates que impactam diretamente os municípios”, destacou Bortolin.
Presente no evento, o deputado estadual Júlio Campos relembrou a origem da entidade — cujo terreno foi doado por ele em 1983, quando governava Mato Grosso — e ressaltou a evolução institucional ao longo das décadas.
Representando o governador Otaviano Pivetta, o terceiro vice-presidente da AMM, Edu Pascoski, reforçou a continuidade da parceria entre o governo estadual e os municípios, com foco em novos investimentos e ações conjuntas.
Já o desembargador Marcos Machado solicitou apoio da nova diretoria para ampliar o cadastro biométrico nos municípios, destacando a importância da iniciativa para garantir mais segurança e modernização no sistema eleitoral.
O senador Jayme Campos também participou da solenidade e apontou como prioridade a discussão de um novo pacto federativo, defendendo uma divisão mais equilibrada dos recursos entre União, estados e municípios. Ele ainda alertou para os possíveis impactos da reforma tributária nas receitas municipais.
O evento contou ainda com a presença de parlamentares, secretários estaduais e representantes de órgãos de controle, como o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas, reforçando o peso institucional da AMM no cenário político de Mato Grosso.


