Operação Bulwark
Adolescente de 16 anos é alvo de operação contra grupos que planejam ataques em escolas
Nickolly Vilela
Um adolescente de 16 anos, morador do Distrito do Caramujo, em Cáceres (MT), foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (16), durante a Operação Bulwark, deflagrada em todo o país.
De acordo com a Polícia Civil, o jovem é investigado por participação ativa em fóruns digitais voltados à violência extrema. Nesses ambientes, ele teria compartilhado conteúdos ilícitos e interagido em discussões sobre planejamento de ataques em escolas.
A ação integra uma ofensiva coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com o objetivo de combater a disseminação de discurso de ódio e prevenir ameaças no ambiente escolar.
Até o momento, a operação já atingiu mais de 5,5 mil usuários em todo o país, com a moderação de 180 contas em redes sociais, cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas cautelares e oito prisões, sendo seis em flagrante.
As investigações são conduzidas pelas polícias civis estaduais, com apoio do Ministério Público, a partir de informações produzidas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), que monitora ambientes digitais considerados de risco.
A Operação Bulwark mobiliza forças de segurança em 18 estados e tem como foco desarticular redes que incentivam a violência, a radicalização de jovens e o compartilhamento de conteúdos ilícitos na internet.


