Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Apuração em Mato GrossoCarregando dados do TSE…Atualiza em 30s

1º turno
Seções totalizadas0,00%
Válidos0
Brancos0
Nulos0
Carregando…
Fonte: TSE Atualiza em 30s

RELAÇÃO COM O LEGISLATIVO

Abilio ironiza perda de controle da base e diz que manterá visitas à Câmara

Renato Ferreira/Patrícia Neves

0

O prefeito Abilio Brunini (PL) ironizou nesta terça-feira (6) o questionamento sobre uma possível perda de ‘controle’ na Câmara Municipal após a eleição de Ilde Taques (Podemos) para a presidência do Legislativo. Escolhido com os votos dos 27 vereadores, Ilde comandará a Casa no biênio 2027/2028, sucedendo Paula Calil (PL).

“A gente perdeu totalmente o controle da base. A gente não tem mais controle de ninguém, nunca teve. Então, a gente percebeu que 27 vereadores, inclusive minha esposa agora, estão junto com eles”, afirmou, em tom de ironia. Na sequência, desfez a provocação: “Lógico que não. A gente tem uma relação muito boa com o Poder Legislativo e faz parte do jogo”.

A unanimidade em torno de Ilde encerrou uma disputa na qual o grupo do prefeito tentou viabilizar a permanência de Paula na presidência e, posteriormente, trabalhou com uma candidatura alternativa. Sem reunir os votos necessários, os aliados do Executivo aderiram à composição que confirmou a vitória do vereador do Podemos.

Ao comentar o desfecho, Abilio apresentou a adesão dos antigos adversários como um gesto de maturidade política. Segundo ele, quando uma candidatura não alcança apoio suficiente para vencer, a construção de um acordo permite preservar a convivência entre os parlamentares.

“Se uma chapa não consegue formalizar o número de votos suficiente para ganhar a eleição, se monta um projeto de composição, porque o parlamento não pode ficar dividido”, declarou.

O prefeito parabenizou Ilde pela articulação que garantiu a vitória e estendeu o reconhecimento aos vereadores que haviam apoiado outro projeto. Para Abilio, aceitar o resultado e participar da composição foi uma maneira de reconhecer o trabalho do vencedor sem prolongar o confronto político.

Questionado sobre as críticas à frequência de suas visitas à Câmara, o prefeito afirmou que pretende manter a proximidade com os vereadores. Ele relacionou parte de sua presença à atuação da esposa, a vereadora Samantha Íris (PL), e disse que o diálogo entre Executivo e Legislativo faz parte da rotina institucional.

“Eu pretendo continuar vindo à Câmara Municipal, acho que não existe nenhuma ilegalidade nisso. É o processo natural. O prefeito conversar com os vereadores é normal”, afirmou.

Abilio acrescentou que também recebe parlamentares regularmente na Prefeitura e defendeu a reciprocidade dessas visitas. Ao fim da entrevista, disse que já havia cumprimentado Ilde pela eleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação