Fora da Assembleia Legislativa a partir de 2027, o deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) defende uma ampla reorganização do partido em Mato Grosso e não descarta assumir o comando da legenda. Derrotado nas urnas neste ano, o parlamentar afirma que o MDB precisa recuperar lideranças, fortalecer sua estrutura e voltar a disputar eleições municipais com chapas competitivas.
Para Botelho, a prioridade não é definir agora um nome para disputar a Prefeitura de Cuiabá em 2028, mas reconstruir a legenda para chegar fortalecida ao próximo ciclo eleitoral.
“Não, eu não sei. Tem que reconstruir, tem que montar uma chapa forte, uma chapa para vereador, para prefeito. Tem que reconstruir dentro do estado isso, começar a reconstruir o partido, procurar as pessoas que já eram, que foram, trazer novamente, fazer um trabalho dentro do estado todo. Isso tem que ser feito.”
A fala ocorre após um revés eleitoral que atingiu diretamente a cúpula do MDB. Além de Botelho, que não conseguiu renovar o mandato, a deputada estadual Janaina Riva também foi derrotada na disputa pelo Governo de Mato Grosso. O resultado abriu espaço para uma discussão interna sobre os rumos da legenda e quem terá força para conduzir o processo de reconstrução.
Botelho não descarta presidência
Questionado sobre a possibilidade de assumir a presidência estadual do MDB, Botelho não fechou a porta. Pelo contrário, admitiu que pode comandar o partido caso seja convidado.
“Posso. Se ele me oferecer, eu posso.”
O deputado também foi questionado sobre um eventual convite feito por Janaina Riva. A resposta foi novamente favorável à possibilidade, embora tenha deixado claro que nenhuma negociação foi iniciada.
“É, se ela me oferecer, entendeu, eu posso até ir, não tem problema, mas não teve essa conversa também ainda.”
Botelho, no entanto, não demonstrou apoio à possibilidade de Carlos Bezerra retornar à presidência do MDB, hipótese que vem sendo discutida internamente.
“Não, acho que não.”
A posição coloca Botelho no centro da discussão sobre o futuro da legenda. Com a derrota eleitoral e a necessidade de reorganizar sua estrutura, o MDB terá de definir nos próximos meses quem terá a missão de reconstruir a sigla e prepará-la para as eleições municipais de 2028.
Para Botelho, o caminho passa por recuperar antigos aliados, ampliar a presença do partido no interior e montar uma estrutura eleitoral capaz de lançar candidatos competitivos a vereador e prefeito em diferentes regiões de Mato Grosso.











