The news is by your side.

Seccionais da OAB se manifestam contra decisões arbitrárias de Moraes

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia protocolaram, neste sábado (19), perante o Conselho Federal requerimento questionando a legalidade e a constitucionalidade de recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, proferidas pelo Ministro Alexandre de Moraes, que determinaram o bloqueio de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

No requerimento, os Presidentes de Seccionais ressaltam que a decisão – que determina o bloqueio imediato de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, dos mais variados ramos, sob a principal alegação de que estariam “financiando” supostos atos e ações tidas por antidemocráticas – fora proferida sem qualquer notificação prévia dos supostos envolvidos, nem mesmo o Ministério Público, sabidamente fiscal da lei em procedimentos judiciais, o que pode, em tese, caracterizar o afastamento dos consagrados princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório.

Deste modo, as OABs acima requerem ao Conselho Federal a análise, em regime de urgência, acerca da constitucionalidade e legalidade da decisão monocrática proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes, considerando o ferimento, em tese, de preceitos constitucionais consagrados, em especial Artigo 5º, LIV, LV e 93, IX da CF/88, bem como que sejam avaliadas medidas para que se evitem possíveis violações às prerrogativas da advocacia, em especial no que se refere o acesso aos autos, garantindo desta forma o amplo e irrestrito exercício profissional.

Veja aqui o requerimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação