The news is by your side.

Pedido de CPI do abuso de autoridade do STF e TSE consegue 181 assinaturas

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

“Após a vida, a liberdade é o bem maior”. Recitando uma frase do ex-ministro Marco Aurélio Mello, o deputado Marcel Van Hattem informou nesta quinta-feira (24), a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do abuso de autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Van Hattem, que é o propositor da CPI, ela “tem a finalidade de investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção da censura, e atos de abuso de autoridade por membros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal”

A CPI de Abuso de Autoridade do STF e TSE, se faz necessário porque “o Judiciário tem repetidamente extrapolado suas funções, com decisões arbitrárias, inclusive legislando, em uma clara interferência no trabalho do Parlamento, bloqueando contas e censurando cidadãos sem o devido processo”, afirmou o parlamentar.

Entre as práticas de condutas arbitrárias citadas por Van Hattem, estão a busca e apreensão no endereço de empresários por terem compartilhado mensagens em aplicativo; o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiarem atos anti-democráticos; a censura ao economista Marcos Cintra, Brasil Paralelo, Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo.

“Nós somos muito cobrados como parlamentares para que neste momento hajamos. O parlamento brasileiro precisa se situar no seu lugar de direito, que é na defesa da democracia. Somos representantes do povo brasileiro”, frisou o parlamentar, dizendo que “nós queremos a independência e harmonia entre os três poderes”.

Eram necessárias 171 assinaturas para a criação da CPI, mas o número de deputados que assinaram passou da meta e totalizou 181 assinaturas. O requerimento será protocolado nesta quinta-feira (24).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação