The news is by your side.

Medeiros pede que Lula seja investigado por fake news após chamar impeachment de golpe

0

Da Redação

O deputado federal José Medeiros (PL-MT) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela narrativa fictícia de golpe e de ruptura democrática ao se referir ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Na solicitação, Medeiros pede medidas contra a disseminação de mentiras que Lula vem divulgando dentro e fora do país e cita que o presidente pode ser investigado nos inquéritos das fake news e no que pede a responsabilização de quem atentar contra a democracia e o Estado de Direito.

“Importa pontuar que a atuação do STF nos inquéritos em curso nº 4781, das fake news, bem como o de nº 4874, que tem a finalidade de responsabilizar quem atentar contra a democracia e o Estado de Direito no país, segue bastante diligente e ativa, o que atrai a competência do órgão máximo do Ministério Público Federal (MPF) para informar dos acontecimentos, posto que os discursos do atual presidente da República traduzem-se em falas antidemocráticas, negacionistas, deturpadoras do ambiente social democrático e da verdade dos fatos, bem como visam atingir as instituições e Poderes da República”, frisa o parlamentar em documento encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, na última sexta-feira (27).

Para Medeiros, Lula demonstra total desprezo pela Constituição Federal, pelo Legislativo, Judiciário e instituições democráticas ao classificar o impeachment da ex-presidente Dilma de golpe.

“O posicionamento do atual presidente, que foi amplamente divulgado pela imprensa, é mentiroso e classifica instituições democráticas de ilegítimas e golpistas, fazendo com que percam credibilidade e gerando ambiente de crise interna”, ressalta o deputado mato-grossense. Ele acrescenta ainda, que o impeachment foi uma decisão fundamentada do Congresso Nacional e conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao pedir providências à PGR, o deputado federal defende que a apuração dos fatos se faz necessária para evitar a reverberação de tais falas, impedir o processo deturpador da realidade e destrutivo das instituições democráticas e do Estado de Direito no Brasil, uma vez que a narrativa golpista tenta de todos os modos degradar a democracia e insinuar a continuidade de uma ruptura democrática que nunca existiu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação