The news is by your side.

STF adia pela segunda vez audiência de conciliação sobre a Lei da Pesca

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), adiou pela segunda vez a audiência de conciliação para tratar sobre a Lei do Transporte Zero, que proíbe a pesca, comercialização e o armazenamento de algumas espécies de peixes por 5 anos em Mato Grosso. A sessão estava marcada para o dia 26 de março e agora será realizada no dia 2 de abril.

O ministro argumentou que a prorrogação é necessária para a continuidade e encerramento das tratativas destinadas à obtenção de solução conciliatória às Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que tratam da norma.

“Considerando a necessidade de reajuste na data anteriormente aprazada para realização da audiência de continuidade e encerramento das tratativas destinadas à obtenção de solução conciliatória à presente demanda (objeto das ações diretas de inconstitucionalidade nº 7.471, 7514 e 7590), nos termos do despacho encartado ao e-doc. 135, a ser conduzida diretamente por este Ministro relator, redesigno a audiência para o dia 02/04/2024, às 10:00h, na sala de sessões da Segunda Turma, Anexo II-B, 4º andar, do Supremo Tribunal Federal — Praça dos Três Poderes, Brasília”, diz o despacho.

Nas ADIs, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido da Social Democracia (PSD) alegam que a legislação se sobrepõe à Lei Nacional da Pesca e desrespeita a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao decretar o fim de uma profissão (pescador) sem ouvir as populações ribeirinhas e povos nativos que vivem desta atividade laboral.

No final de janeiro, o Ministério da Pesca e Aquicultura também se posicionou contra a proposta. De acordo com a pasta, preterir a pesca artesanal em prol da pesca amadora e esportiva, como quer o governo estadual, é uma infração à Lei da Pesca.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação