The news is by your side.

Embaixador desmente Governo Lula sobre não recusar ajuda do Uruguai

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), e com o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS), o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valleso, disse que “desde o primeiro momento, não apenas o governo, mas todo o povo uruguaio se mobilizou para ajudar os nossos irmãos gaúchos” e destacou que “os equipamentos estão prontos e serão enviados caso o governo brasileiro assim o deseje”.

O país vizinho reiterou, nesta quarta-feira (8), uma segunda oferta de ajuda ao Rio Grande do Sul, por meio de um avião C-130, duas lanchas e dois sistemas de drones com tripulantes e analistas, para serem empregados nas operações de busca e salvamento. Um helicóptero Bell 212, da Força Aérea Uruguaia (FAU), com oito pessoas, entre pilotos, copilotos, técnicos e socorristas, está baseado em Santa Maria (RS), desde domingo (5).

“O Uruguai ofereceu uma ajuda inestimável e absolutamente necessária. Não estamos em condições de rejeitar apoio algum. Ainda estamos na fase de salvamento, muitas pessoas precisam ser resgatadas e os drones e lanchas, são essenciais. Além disso, o Hércules ofertado permitirá não apenas resgates, mas também o transporte de toda a ajuda que tem chegado aos gaúchos”, explicou o deputado Lucas Redecker.

O deputado também está preocupado com o silêncio brasileiro em relação à ajuda oferecida pelo governo argentino. Na segunda-feira (6), o governo de Javier Milei ofereceu o envio de uma brigada composta por 20 efetivos e cães, da Polícia Federal, especialistas em logística, um avião de transporte de pessoas e carga, três helicópteros para evacuações, equipe móvel e pessoal sanitário, mergulhadores, unidades de engenheiros com embarcações, duas estações de tratamento de água, e caixas de pastilhas de purificação de água.

Até o momento, o governo Lula só aceitou caixas de comprimidos purificadores de água. Na recusa, a embaixada alegou em nota “arrogante e soberba”, segundo deputados da Comissão, que “não usamos mais” o Hércules da FAU.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação