The news is by your side.

Ex-presidente da OAB é alvo de operação que apura venda de sentenças

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ussiel Tavares, foi um dos alvos da 5° fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (13).

Além de Ussiel, também foi alvo de mandado uma ex-secretária do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2024 no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

As investigações identificaram uma rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, criada para dissimular a origem ilícita das supostas “propinas” lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, de modo a romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), são cumpridos os 11 mandados busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores no montante aproximado de R$ 20 milhões. Consta ainda entre as ordens judiciais, que os investigados estão proibidos de de saírem do país.

Por meio de nota, a OAB afirmou que acompanhou as buscas da PF realizada na manhã desta terça-feira.

“Quanto a eventual falta ética, o caso será avaliado pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para medidas cabíveis”, diz o comunicado.

Operação Sisamnes

As investigações da Polícia Federal tiveram início com o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, Cuiabá. O aparelho celular do jurista revelou o suposto esquema de venda propina.

As primeiras fases da operação miraram dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho. Os dois estão afastados do cargo e são monitorados por tornozeleira eletrônica.

Outro nome envolvido no caso é do lobista mato-grossense Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como intermediário nas negociações.

A operação investiga crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação