Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Usina do Manso

Defensoria move ação contra Furnas por descumprir TAC que afeta 600 famílias

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Eletrobras Furnas, exigindo o cumprimento de obrigações socioambientais que afetam 600 famílias, há mais de duas décadas, decorrentes da instalação da Usina Hidrelétrica de Manso.

A ação, movida após reiteradas tentativas de solução administrativa, de acordos e denúncias de descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2000, busca garantir a reparação dos danos ambientais e sociais causados pela obra, a emissão da titulação definitiva das terras para as famílias reassentadas e a implementação de programas essenciais como o de repovoamento do lago e regularização fundiária.

O pedido foi encaminhado para o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Cuiabá, Carlos Frederico de Almeida, que encaminhou o processo para audiência de conciliação. A audiência deverá ser organizada pela Central de Conciliação e Mediação do Fórum de Cuiabá, reunindo a Defensoria Pública, a empresa Furnas, as associações das famílias e demais órgãos envolvidos, com o objetivo de buscar uma solução consensual para as pendências apontadas na ação.

Beneficiários da ação – As cerca de 600 famílias foram reassentadas entre 1999 e 2000 em decorrência da construção da usina. Elas vivem até hoje em agrovilas localizadas nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia, distribuídas entre os projetos de assentamento Quilombo, Água Branca, Barra do Bom Jardim, Ribeirão Água Fria, Mamede e Campestre. Essas comunidades enfrentam a ausência de titulação definitiva das terras, precariedade na infraestrutura do local e falta de apoio para atividades produtivas, mesmo após mais de 20 anos da remoção.

A defensora pública responsável pela ação, Sílvia Maria Ferreira, explica que o descumprimento das obrigações resultou em sérios prejuízos às famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade desde a implantação do empreendimento. “Essas pessoas foram realocadas sem nenhuma segurança jurídica. Elas continuam lá, entretanto, sem o respaldo estrutural e social. Precisam da devida regularização de suas áreas, mas o que receberam foi o abandono institucional. Fizemos o pedido liminar, mas ele não foi analisado e agora, o tema será tratado em audiência de conciliação”, afirmou.

No pedido de liminar da ação, a defensora solicitou que Furnas fosse obrigada a atualizar o processo de licenciamento ambiental da Hidrelétrica de Manso, realizar o monitoramento da ictiofauna com plano de piscicultura e comprovar o cumprimento das condicionantes socioambientais ainda pendentes, sob pena de multa diária e outras sanções legais.

O representante da comunidade de agrovila Serra Azul, Adalto Tomaz, que colaborou com a ação por meio de relatos e documentação, destacou a insegurança vivida pelos reassentados. “Vivemos há mais de 20 anos sem saber se a terra é nossa, sem infraestrutura, sem apoio para plantar ou criar. Nada foi entregue como prometeram. Queremos apenas o que nos foi garantido lá atrás”, disse.

A ação civil pública tem valor estimado em R$ 500 milhões e conta com a atuação do Ministério Público do Estado como fiscal da lei. A Defensoria Pública acompanhará o caso até que todas as obrigações sejam cumpridas.

“É papel da Defensoria garantir que os direitos coletivos, especialmente de populações em situação de maior vulnerabilidade, sejam respeitados. Esse é um exemplo claro de como o sistema de justiça pode ser instrumento de transformação social”, conclui Sílvia Maria Ferreira.

A ação foi protocolada em 29 de abril de 2025, após as famílias se organizarem e solicitarem auxílio da Defensoria Pública, por meio de reuniões com a defensora pública-geral, Luziane Castro, que à época, afirmou que eles teriam todo o apoio administrativo e jurídico do órgão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação