The news is by your side.

SEM PRIVILÉGOS PARA INADIMPLENTES

Para extinguir taxa do lixo, Prefeitura suspende acordos com contribuintes inadimplentes

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Prefeitura de Cuiabá decidiu suspender os mutirões de conciliação que ofereciam descontos e facilidades de pagamento para contribuintes inadimplentes. A medida, segundo o prefeito Abilio Brunini (PL), é uma das ações adotadas para compensar a perda de receita que será registrada a partir do próximo mês com a extinção da taxa de lixo.

O liberal afirma que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) exige uma contrapartida financeira que justifique a revogação da taxa. Para isso, a Prefeitura está cortando benefícios fiscais anteriormente concedidos.

“Precisamos apresentar ao Tribunal de Contas as medidas de contenção de despesas que permitirão abrir mão da taxa do lixo. A partir de agora, não haverá mais descontos sobre multas, juros e outras taxas. Não é justo penalizar quem paga em dia, enquanto quem não cumpre seus deveres acaba sendo beneficiado”, afirmou Abilio.

Criação e extinção da taxa

A taxa de lixo foi criada na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), com base no Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020), que obriga os municípios a custear os serviços de coleta e destinação de resíduos por meio de tarifas específicas. A cobrança entrou em vigor em agosto de 2023 e passou a ser incluída nas faturas de água dos contribuintes.

O projeto de lei que revoga a cobrança foi aprovado pela Câmara Municipal em abril deste ano e sancionado pelo prefeito em maio. No entanto, a aplicação da medida só será possível após o encerramento do decreto de calamidade financeira, em vigor desde janeiro, e que expira em julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação