ESCLARECIMENTOS
CPI do Transporte Público convoca secretários e diretores de órgãos reguladores
Da Redação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o transporte público em Cuiabá aprovou a convocação dos secretários e diretores da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) para prestar esclarecimentos sobre o sistema que atende a capital.
A decisão foi confirmada durante a segunda reunião da CPI, realizada na manhã desta quarta-feira (2) na Câmara Municipal.
Entre os convocados estão representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), além de ex-gestores que já passaram pelas pastas.
A presidente da comissão, vereadora Samantha Iris (PL), defendeu que a convocação dos atuais e antigos responsáveis é fundamental para esclarecer pontos críticos da investigação. “É importante chamar não só os responsáveis atuais, como também os antigos, para esclarecer esses pontos, como situação financeira e outros fatores. Só assim nós e a população conseguiremos as respostas que tanto procuramos”, afirmou.
O vereador T. Coronel Dias (Cidadania), também membro da CPI, ressaltou que os depoimentos servirão para aprofundar o debate sobre os problemas relatados diariamente pela população, como a má qualidade do serviço e o atraso nas linhas. “Nós precisamos dessa convocação para olhar com maior atenção os problemas que a população nos traz. Chegam reclamações sobre a frequência dos ônibus e que, às vezes, eles nem chegam aos pontos, o que impede as pessoas de viver normalmente. Essa reunião servirá para buscar soluções e os ajustes necessários”, declarou.
A CPI do Transporte Público foi instalada para apurar supostas irregularidades no sistema, que enfrenta críticas constantes relacionadas à qualidade, frequência e estrutura da frota que atende os usuários de Cuiabá. Nos próximos encontros, além das convocações, os parlamentares devem analisar os documentos já recebidos e dar continuidade às investigações.