The news is by your side.

INTERDIÇÃO

Prefeitura de Cuiabá atua em contenção no Morro do Santuário do Bom Despacho

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Prefeitura de Cuiabá deu início à reconstrução de um muro de arrimo no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho, após ação conjunta da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. A intervenção atende a uma ocorrência registrada durante o período chuvoso de janeiro deste ano, quando fortes precipitações provocaram deslizamento no local, comprometendo a segurança de moradores e pessoas que passam pela área.

O secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, explicou que a demanda surgiu após uma chuva intensa registrada no dia 12 de janeiro, com mais de 100 milímetros de precipitação em poucas horas.

“Saímos com nossas equipes para atender diversas ocorrências, e uma delas foi essa: a ruptura do muro de contenção no Morro do Seminário. Realizamos a análise de risco, interditamos a via e acionamos de imediato a Secretaria de Obras, que prontamente iniciou a limpeza e a desobstrução da rua”, relatou o secretário.

A calçada onde a estrutura cedeu permaneceu interditada até que as chuvas dessem trégua. Conforme Borges, havia um entendimento com a Secretaria de Obras de que, passado o período crítico das chuvas, a pasta daria sequência ao serviço com a reconstrução do muro, garantindo a estabilidade da encosta e a segurança dos frequentadores da região.

O secretário adjunto de Obras, Mateus Silva Alves, destacou a importância da ação integrada entre os órgãos municipais. “Quero enfatizar a parceria com a Defesa Civil, que nos acionou e trouxe os apontamentos técnicos necessários. Embora esse trecho, segundo informações preliminares, seja de responsabilidade do Estado, diante do apelo da população e do risco envolvido, a Prefeitura assumiu a frente da obra.”

Acompanhado de Ivan Garcia e Ariane Kehl, engenheiros da Secretaria de Obras, o secretário adjunto informou que a previsão para a conclusão da reconstrução do muro é de 30 dias, considerando o grau de complexidade da obra. Ele garantiu, ainda, que a nova estrutura segue padrões técnicos rigorosos de engenharia. “Esse muro vai conter toda essa ribanceira. A estrutura que está sendo construída, com um projeto técnico bem executado e os materiais corretos, não vai ceder novamente. A população pode ter tranquilidade”, assegurou Mateus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação