DESEJO DA MAIORIA
85,2% dos Advogados de Mato Grosso querem o Voto Direto para o Quinto Constitucional
Da Redação

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Percent, contratada pelo site Folhamax, revelou que 85,2% dos advogados de Mato Grosso querem a implementação do voto direto para a eleição da lista sêxtupla de desembargador através do quinto constitucional.
Somente 12,3% dos advogados defendem o modelo de escolha como é hoje: somente conselheiros estaduais titulares e diretoria votam na lista.
Este levantamento surge em um contexto de mudança, com a aposentadoria do desembargador José Ferreira, que abriu uma nova vaga no Tribunal de Justiça.
A pesquisa ainda mostra que 90,7% dos advogado conhecem o modelo de indicação do advogado que vai ocupar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça.
A diretoria da OAB-MT convocou para os próximos dias de julho uma reunião com os conselheiros para se discutir as regras da escolha e em breve deverá publicar o edital.
O voto direto na escolha do quinto constitucional já é uma realidade em outros estados brasileiros, como Santa Catarina, onde a medida foi adotada com sucesso.