The news is by your side.

LIBERADO

Várzea Grande amplia proteção contra meningite com vacina ACWY

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A rede pública de saúde de Várzea Grande está ofertando a vacina meningocócica ACWY, um importante reforço ao calendário vacinal infantil e que amplia a proteção contra os principais tipos de meningite bacteriana. A dose está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças a partir de 12 meses.

A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, que atualizou o esquema nacional de vacinação. Até então, as crianças recebiam a vacina meningocócica C aos três e cinco meses, com reforço aos doze meses. Agora, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria meningocócica: A, C, W e Y.

“Esse reforço na imunização representa um avanço na proteção das nossas crianças. Estamos orientando todas as unidades para a aplicação correta da nova dose, garantindo mais segurança às famílias de Várzea Grande”, explica a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

A vacina ACWY já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme dado histórico vacinal, mas, agora será disponibilizada também no calendário vacinal infantil. A medida faz parte das novas Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, alinhadas a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

QUEM DEVE TOMAR A VACINA ACWY? – A nova dose de reforço está indicada para crianças que ainda não receberam a vacina aos 12 meses. Já aquelas que completaram o esquema anterior com a meningocócica C não precisam repetir a vacinação com a ACWY neste momento.

“É fundamental que os pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação e levem seus filhos às UBSs para garantir a imunização completa. A prevenção é a forma mais eficaz de proteger contra as formas graves da doença”, reforça a gerente de vigilância epidemiológica, Alessandra Carreira.

ATENÇÃO REDOBRADA – Somente em 2025, o Brasil já registrou mais de 4 mil casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a forma mais grave da doença. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ter diferentes origens: bacteriana, viral, fúngica ou até não infecciosa.

Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e, em casos mais graves, confusão mental e convulsões. Diante de qualquer sinal de alerta, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Além da ACWY, outras vacinas ofertadas pelo SUS também contribuem na prevenção de tipos de meningite, como a BCG, Penta e as pneumocócicas (10, 13 e 23-valente)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação