NEGOCIAÇÃO
Acordo com Bom Futuro pode financiar regularização fundiária de famílias carentes, diz Abilio
Kamila Araújo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirma que vai buscar um acordo com o Grupo Bom Futuro para regularizar as áreas do município ocupadas pelo aeroporto privado da empresa, e garantiu que os recursos de uma eventual indenização serão destinados à regularização fundiária de famílias em situação de vulnerabilidade que vivem em áreas do Contorno Leste, onde o empreendimento foi instalado.
“Se houver um acordo e eles pagarem ao município, cada centavo será usado para regularizar as pessoas em vulnerabilidade. A regularização fundiária tem que ser feita com o mesmo peso e a mesma medida para todos. Se vamos cobrar a saída ou remoção de pessoas pobres de áreas públicas, também precisamos cobrar a regularização das áreas ocupadas por pessoas ricas”, declarou o prefeito nesta sexta-feira (5).
O aeroporto Bom Futuro, considerado o maior terminal de aviação executiva do Centro-Oeste, foi construído sobre terrenos que, segundo o Ministério Público Estadual (MPE), incluem vias públicas e áreas de preservação ambiental.
Apesar das irregularidades apontadas, Abilio descartou a desativação do aeroporto, argumentando que o terminal tem potencial para atrair investimentos e movimentar a economia local. Ele citou, inclusive, que o espaço pode ser utilizado por grandes empresários e artistas internacionais, como a banda Guns N’ Roses.
“É um aeroporto importante, que atrai investimentos para o Estado. Vamos simplesmente derrubar o aeroporto porque ocupa área pública? Não. Vamos regularizar as áreas e tomar as medidas necessárias junto ao Ministério Público”, disse o prefeito.
Abilio também revelou que a gestão anterior da Prefeitura já tinha conhecimento da construção do aeroporto em áreas públicas, mas, segundo ele, o assunto foi tratado de forma “simplória”, sem medidas concretas para resolver o problema.
Em nota, o Grupo Bom Futuro afirmou que adquiriu as terras de antigos ocupantes, muitos com mais de 30 anos de posse pacífica, e que a Prefeitura se manifestou nos autos dizendo não ter interesse nas áreas.
O prefeito garantiu que o município está levantando toda a documentação sobre o caso e que as informações estão disponíveis ao público, por meio do sistema SIC Cuiabá.
“Estamos tratando o assunto com transparência. A nossa prioridade é garantir a regularização fundiária tanto para as famílias mais vulneráveis quanto para os grandes empreendimentos, desde que sejam respeitadas as regras e o interesse público”, concluiu Abilio.