The news is by your side.

FOFURAS!!

Prefeitura de Cuiabá e UFMT promovem mutirão de castração de doguinhos

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Bem-Estar Animal (BEA), vai realizar um mutirão para castração de 40 animais em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet), no dia 26 deste mês. As tratativas foram definidas esta semana, durante alinhamento de ações no Hovet. Serão beneficiados animais que estão sob tutela das ONGs que realizam acolhimento de animais em Cuiabá. Trata-se de um projeto-piloto para, posteriormente, abrir vagas para toda a população.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o diretor do Hospital Veterinário da UFMT, Dr. Kledir A. H. Spohr, que resultou nessa grande conquista para Cuiabá, que é o nosso primeiro mutirão de castração oficialmente confirmado. Começaremos com 40 animais indicados pelas ONGs da cidade, que já fazem um trabalho essencial de acolhimento e cuidado com nossos animais resgatados”, afirmou a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens.

O foco será nos machos de pequeno porte, por se considerar que um único macho pode gerar dezenas de ninhadas. “E, castrando esses animais, conseguiremos reduzir a agressividade, controlar a natalidade e evitar fugas atrás de fêmeas que estão no ciclo reprodutivo. Além disso, a cirurgia é mais simples, mais rápida e com recuperação mais tranquila – fator que permite alcançar muito mais animais com segurança e eficiência”, explicou a diretora.

Por que começar pelas ONGs? Por entender que executam um serviço fundamental e que o poder público precisa da parceria. “O papel da Bem-Estar Animal é dar o suporte que essas instituições precisam para continuar cuidando da nossa cidade em parceria com o poder público”, frisou Morgana.

Na próxima semana, as ONGs serão contactadas e selecionadas para coletar os exames, fazer a triagem dos animais e preparar tudo para que o procedimento aconteça dentro do esperado, com êxito.

O mutirão é pontual, como o primeiro passo de muitos que estão sendo projetados. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Bem-Estar Animal e da UFMT, está comprometida com ações contínuas de castração, cuidado e proteção animal.

BAIXA RENDA

As castrações gratuitas para atender à demanda dos munícipes continuam sendo liberadas. A Bem-Estar Animal libera duas castrações por dia para tutores que se enquadram nos critérios de baixa renda, entre eles, ser beneficiário dos programas sociais do governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação