NOVA ALTERNATIVA
Deputado pede para que União assuma Santa Casa e ministro da Saúde avalia possibilidade
Kamila Araújo

Na eminência de fechamento, o governo Federal vai analisar a possibilidade de vir a assumir a administração da Santa Casa de Cuiabá. A medida atende a um pedido protocolado pelo deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) junto ao Ministério da Saúde.
No documento, o congressista pede que a pasta analise a viabilidade técnica de a União tomar as rédeas da unidade de saúde, que enfrenta um imbróglio judicial devido a dívidas trabalhistas, e deve ter as portas fechadas em setembro deste ano, após a inauguração do Hospital Central.
“Vamos analisar essa situação com carinho. Estamos fazendo o programa ‘Agora tem Especialistas’, uma parceria muito importante com as Santas Casas. Unidades que estão endividadas vão poder trocar suas dívidas por mais atendimentos, consultas especializadas, exames e ajudar no atendimento de pessoas que estão aguardando no SUS”, afirmou Padilha ao deputado.
No pedido, Emalnuelzinho destaca a história da Santa Casa de Cuiabá, que é considerada patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso, com mais de 200 anos de serviços prestados, especialmente aos pacientes do SUS.
O pedido do parlamentar emedebista ocorre após o governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciar o fechamento definitivo da unidade, com o argumento de que os serviços serão transferidos para Hospital Central, que deve ser inaugurado no mês de setembro. A Santa Casa acumula dívidas trabalhistas superiores a R$ 50 milhões, e o prédio deve ser leiloado para quitação dos débitos.
“A Santa Casa é nossa! Pertence ao povo cuiabano e mato-grossense e não vai ser a decisão unilateral de um governador insensível que vai definir o futuro dessa instituição”, diz trecho do documento.