The news is by your side.

AVISO DADO

Santa Casa: MPE cobra plano de realocação de serviços e pode levar governo de MT à Justiça

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) voltou a pressionar autoridades públicas pela manutenção dos atendimentos realizados na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O promotor Milton Mattos da Silveira Neto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível, afirmou que irá acionar o Poder Judiciário caso não seja apresentado um plano “claro e coeso” para garantir a continuidade de serviços essenciais, como os tratamentos de oncologia e hemodiálise pediátrica, após o fechamento da Santa Casa.

“Já deixei muito claro que, se não houver um plano claro e coeso, principalmente para os pacientes oncológicos e os que realizam hemodiálise pediátrica, com certeza, vamos tomar medidas para impedir o fechamento da Santa Casa. Medidas judiciais, se necessário”, alertou o promotor.

A situação preocupa devido ao volume expressivo de atendimentos prestados pela unidade. Somente no segundo semestre de 2024, foram 64 mil atendimentos registrados.

Além disso, a Santa Casa também realiza cerca de 600 cirurgias por mês, com 196 leitos ativos e atendimento em 15 especialidades médicas.

O governo do Estado anunciou no mês passado que fechará a unidade de saúde assim que inaugurar o Hospital Central. A previsão é que isso ocorra em setembro deste ano.

O poder Executivo Estadual alega que não é vantajoso continuar administrando a Santa Casa, que tem um passivo trabalhista de R$ 50 milhões, se uma nova unidade, maior e mais moderna, será inaugurada. Além disso, garante que todos os serviços oferecidos serão realocados na nova unidade de saúde.

O anuncio, contudo, tem mobilizado os órgãos de fiscalização e a classe política.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação