The news is by your side.

JUÍZO E SENSATEZ

Mendes cobra sensatez de Lula após anúncio de tarifa de 50% dos EUA

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), manifestou preocupação com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pretende aplicar tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros a partir do próximo dia 1º. Para o gestor estadual, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa deixar de lado a ideologia e priorizar os interesses do país.

Mendes afirma que o chefe da República precisa ter “juízo e sensatez”, para lidar com a situação.

“É hora de ter juízo, de ter sensatez e colocar o Brasil em primeiro lugar. O presidente Lula precisa deixar esse viés ideológico de lado e fazer aquilo que é bom para o nosso país”, disse o governador durante agenda pública.

Mauro afirmou ter recebido com “muita surpresa e uma certa preocupação” o anúncio feito por Trump nesta quarta-feira (08). Ele avaliou que medidas como essas podem gerar sérias consequências para a economia brasileira, principalmente em estados como Mato Grosso, grande exportador do agronegócio.

“Esses conflitos, como o que já ocorreu com a China no passado, mostram que não adianta dobrar a aposta, porque o outro lado dobra também — e eles [os EUA] são muito grandes, têm capacidade para isso”, alertou.

Segundo o governador, o Brasil depende da boa relação comercial com outros países para manter o equilíbrio da balança comercial e a estabilidade econômica.

“O nosso país é altamente dependente do comércio internacional, tanto na importação quanto na exportação. As contas do governo federal já não andam bem. Agora, imagine em um cenário de redução das exportações e desequilíbrios mercadológicos provocados por esse tipo de interferência”, completou.

Sem entrar diretamente na disputa entre Lula e Jair Bolsonaro, Mauro Mendes defendeu que o debate não pode se tornar ideológico e que o foco deve estar nos interesses do Brasil.

“Não se trata de saber se o Lula está certo ou se o Bolsonaro está certo. O nosso presidente tem que olhar para os nossos problemas, assim como o Trump precisa cuidar dos problemas dos Estados Unidos. O radicalismo e as imposições desnecessárias de ambos os lados não ajudam em nada”, concluiu.

Mato Grosso é o maior exportador de commodities agrícolas do país e pode ser diretamente afetado com eventuais sanções comerciais impostas pelos EUA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação