PAPEL INSTITUCIONAL
Com Tarcísio em MT, Mendes prega equilíbrio: “Conversar é natural, mas meu dever é institucional”
Patrícia Neves

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visita Mato Grosso nesta sexta-feira (18) para cumprir uma série de agendas técnicas e institucionais, com foco na infraestrutura prisional. A visita de Tarcísio também ocorre em meio às especulações sobre seu futuro político nacional. Ex-ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro, ele é apontado como um dos nomes da direita para a eleição presidencial de 2026.
O governador Mauro Mendes destacou a importância do encontro e o respeito institucional entre os dois estados:
“É um relacionamento construído e pautado em verdades, em relacionamento verdadeiro. Já tivemos alguns atritos por divergência de posicionamentos, eu defendi Mato Grosso, ele defendia o governo federal. No final, prevaleceu aquilo que era bom para Mato Grosso, como no caso da ferrovia. Mas ele foi e é um grande ministro, tem sido um bom governador no estado de São Paulo. É um prazer recebê-lo aqui”, disse Mendes.
O governador também afirmou que, embora haja espaço para discussões sobre o cenário político nacional, seu papel é representar todos os mato-grossenses, independentemente de ideologias.
“É provável, sim, que a gente converse sobre política, sobre o presidente Lula, sobre o presidente Bolsonaro. Mas meu dever como governador é representar todo o estado de Mato Grosso. Não posso ficar preso a uma corrente ideológica e ser deselegante ou desrespeitoso com qualquer autoridade. Aqui tem gente que gosta do Lula, do Bolsonaro, do Tarcísio, de A, de B. Eu respeito a todos e exerço meu papel institucional”, completou.
Além de conhecer presídios de Mato Grosso, Tarcísio também visitará obras de infraestrutura e projetos logísticos estratégicos do estado, promovendo troca de experiências entre as gestões de São Paulo e Mato Grosso.