The news is by your side.

EM CUIABÁ

AEDIC apresenta projeto de nova sede e reforça compromisso com desenvolvimento do Distrito Industrial

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC) apresentou o projeto de sua nova sede durante uma reunião com empresários, lideranças do setor produtivo e parceiros institucionais. Na ocasião, também reforçou o compromisso com a ampliação das atividades no Distrito, destacando a importância de destravar processos de licenciamento ambiental e o apoio à iniciativas sociais. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (16), na atual sede da entidade, e reuniu mais de 60 participantes.

O presidente da Associação, Domingos Keneddy, conduziu o encontro e enfatizou a relevância da iniciativa para fortalecer as atividades no Distrito Industrial. Segundo ele, a nova sede será um marco para o desenvolvimento e a representatividade das empresas da região.  “Convocamos essa reunião para tratar de várias pautas, mas uma das principais é falar da nossa sede. Com quase 40 anos de existência, ela precisa ser modernizada e ampliada. A nossa Associação representa mais de 300 empresas e reúne mais de 22 mil colaboradores. Arrecadamos mais de R$ 4 bilhões em impostos, ou seja, nós merecemos uma estrutura maior e melhor”, defendeu. O projeto prevê um auditório moderno, salas para capacitação e qualificação, além de áreas para eventos e reuniões institucionais.

Na reunião, também foi debatida a necessidade de agilizar licenciamento ambiental e emissão de alvarás perante a Prefeitura de Cuiabá. A pauta já foi levada ao secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Porto Carreiro. “O objetivo é destravar projetos e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade”. Kennedy ainda relembrou que já existe uma área, de 15 hectares, localizada na região da Rodovia dos Imigrantes, que pode ser a destinatária do novo Distrito Industrial. O projeto de lei já encontra-se na Câmara Municipal para apreciação.

A vereadora, Dra. Mara (Podemos), uma importante interlocutora do Distrito, garantiu comprometimento com a causa e diálogo junto ao Executivo. “Representando a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. A política passa, mas como cuiabana não poderia deixar de ajudar. Não podemos perder nossa posição como primeira cidade em industrialização do estado.”

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Silvio Rangel, endossou a proposta e sugeriu que a nova sede seja implantada em uma futura área do Distrito Industrial, com o apoio do município e do estado. “Entendemos que Cuiabá merece um novo Distrito Industrial para que possamos ampliar a industrialização da cidade. Podemos formalizar dois pedidos: um à Prefeitura, para viabilizar o terreno, e outro ao Governo do Estado, para auxiliar na estrutura, como pavimentação asfáltica, fornecimento de energia elétrica e, principalmente, a expansão da rede de gás natural, que já está se aproximando da região. Esse é um dos principais fatores que tem atraído empresas para cá”, afirmou.

Na mesma linha, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, afirmou que “a Baixada Cuiabana tem vocação para indústria e turismo. Muitos amigos que querem investir em Cuiabá não conseguem encontrar espaço dentro do Distrito, pois não há área disponível. “Precisamos de uma nova área industrial para gerar ainda mais emprego e renda e a sede já poderá ser ali construída”.

A senadora Margareth Buzetti também apresentou devolutivas sobre a construção de  uma nova creche na região. Ela confirmou que existem quatro creches destinadas a Cuiabá e se comprometeu a discutir com o prefeito Abílio Brunini a implantação de, pelo menos, uma delas na região do Distrito. Buzetti revelou que já conversou com a direção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e garantiu apoio para destinar recursos federais ao projeto.

Social

Consciente do papel que desempenha, a AEDIC também disponibilizou pontos de coleta de produtos e roupas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em apoio ao Bazar Solidário. O secretário de Integração Social e Cidadania, Edevandro Guandalin, participou da reunião e reforçou a parceria. O Bazar ocorrerá no dia 5 de setembro e vai beneficiar três instituições: Pestalozzi de Jaciara, a Cia do Sorriso de Cuiabá e o Lar dos Idosos de Tangará da Serra.

Também foi reafirmado o projeto, em parceria com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e ALMT, para emissão de primeiras e segundas vias de carteira de identidade, serviço que já beneficiou cerca de 8 mil pessoas e tem potencial de atender até 20 mil em 2025.

Por fim, a tenente-coronel Athayses de Oliveira Assunção Peres, comandante do 24º Batalhão da PM, apresentou os avanços em segurança. Em parceria com a AEDIC, já está em curso a  ampliação do programa estadual Vigia MT, mediante o emprego de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação