The news is by your side.

SEGURANÇA ANTES

Governo não vai hesitar em fechar a MT-251 se houver risco, garante secretário

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, afirmou que o governo estadual não vai hesitar em fechar a MT-251, no trecho do Portão do Inferno, caso haja risco iminente de deslizamentos de rochas ou chuvas intensas, enquanto o novo projeto de reestruturação da via segue sem licenciamento ambiental.

“Se precisar fechar, fecha”, declarou o secretário nesta sexta-feira (18), ao falar sobre as medidas de segurança que podem ser adotadas pelo Estado enquanto um novo projeto para o local ainda não é apresentado.

Segundo ele, a instabilidade da encosta preocupa a gestão estadual, e a liberação de licenças ambientais por parte do Ibama e do ICMBio ainda para o novo projeto ainda não é certa.

“A estrada é estadual, mas o problema do morro está dentro do parque nacional. Eles fizeram alguma coisa?”, questionou.

Marcelo explicou que, enquanto o projeto não avança, o governo continuará adotando o sistema de “pare e siga”, e nos dias de chuvas superiores a 20 mm há possibilidade de fechar a estrada, como forma de mitigar riscos aos motoristas que trafegam pela rodovia.
Ele ainda frisa que o governo ainda trabalha em rotas alternativas para minimizar o impacto de um eventual bloqueio, como a obra de ligação por Água Fria, prevista para ser concluída até o fim do ano, e um novo acesso pela Colônia João Ponce de Arruda, com previsão de entrega entre abril e maio de 2026.

“O ideal é preservar vidas. Se tiver risco, a estrada será fechada até que se possa garantir segurança”, completou.

Vale lembrar que, o Estado já havia conseguido as licenças necessárias para a execução das obras de retaludamento no loca. No entanto, o modelo escolhido não pode ser implementado devido a inconsistências do solo, que só foram descobertas após o início do processo.
Diante disso, o relaludamento foi suspenso e a Sinfra estuda uma nova alternativa para solucionar o impasse da região.

No início do mês o governo do Estado chegou a anunciar a construção de um túnel como uma saída definitiva par o Portão do Inferno. Na semana passada, inclusive, o governador Mauro Mendes (União) disse que o editar de licitação para obra deve sair no próximo mês.
Marcelo Oliveira, contudo, afirma que a Sinfra ainda não bateu o martelo quanto a escolha do túnel e está analisando outras possibilidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação