The news is by your side.

PARABENS A LULA

Mendes apoia veto de Lula ao aumento de deputados e endossa críticas ampliação de cargos no Congresso

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador Mauro Mendes (União) parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo veto ao projeto de lei que aumenta o número de deputados federais para a próxima legislatura. Para o gestor estadual, o chefe da República agiu de forma sensata.

“Eu já manifestei a minha opinião, sou contra esse aumento de cargos legislativos no país. Por aí não passa nenhuma das soluções dos grandes problemas. Não é aumentar o número de deputados que vai aumentar a eficiência que nós esperamos do nosso Congresso Nacional”, afirmou o governador.

O governador destacou ainda que o veto presidencial está em sintonia com a vontade da população brasileira, que, segundo ele, é majoritariamente contrária a mais gastos públicos com estrutura política.

“O presidente Lula está certo, está correto. Eu espero que senadores e deputados não façam aquilo que os brasileiros não querem. Pesquisas mostram com muita clareza que grande parte desse país é contra o aumento de despesa através do aumento de carga do Legislativo Brasileiro”, completou.

O Projeto de Lei Complementar que previa o reajuste no número de cadeiras da Câmara dos Deputados, com base nos dados mais recentes do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE, foi aprovado pelo Congresso Nacional por maioria dos votos. A proposta eleva de 513 para 351 o número de deputados federais, ajustando a representatividade por estado conforme o crescimento populacional.

Com o veto presidencial, caberá agora ao Congresso decidir se mantém ou derruba a decisão. Para isso, são necessários os votos de maioria absoluta nas duas casas legislativas: 257 deputados e 41 senadores.

Mato Grosso ganharia dois novos representantes na Câmara dos Deputados com a propositura, passando de oito para 10 parlamentares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação