PALCO/PALANQUE
PT vai à Justiça contra locutor Cuiabano Lima e direção da Expoagro por incitação ao ódio político
Da Redação

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) classificou como “inaceitável” a declaração do locutor de rodeios Cuiabano Lima, durante a 57ª edição da Expoagro, realizada neste fim de semana em Mato Grosso. No palco do evento, o locutor, que é natural de São Paulo, atacou publicamente eleitores de esquerda, afirmando: “Aqui é Bolsonaro, porra! Vá para a puta que pariu, ok?”- em referência àqueles que não apoiam a direita. O PT irá à Justiça cobrar providências.
Para Barranco, o episódio ultrapassa qualquer limite de convivência democrática e configura crime. “O que vimos neste final de semana na Expoagro foi mais um episódio inaceitável de ódio político e intolerância alimentados por quem deveria promover cultura, respeito e convivência democrática”, afirmou o parlamentar.
Segundo o deputado, a fala de Cuiabano Lima representa não apenas um ataque verbal, mas uma tentativa explícita de silenciar e excluir milhões de brasileiros com posicionamento político divergente. “Isso não é liberdade de expressão. Isso é discurso de ódio. Isso é crime”, ressaltou Barranco.
O parlamentar também criticou a direção do evento por permitir ou se omitir diante da declaração do locutor. “A direção da Expoagro permitiu, ou se omitiu diante dessa cena grotesca. Um evento que recebe recursos públicos e que deveria ser espaço de pluralidade e respeito, se transformou num palco de agressão política”, afirmou.
Diante da gravidade do ocorrido, o Partido dos Trabalhadores ingressará com ações judiciais e representações no Ministério Público para que os responsáveis sejam responsabilizados. Entre os pedidos, estão: que Cuiabano Lima responda criminal e civilmente por suas declarações; que a direção da Expoagro seja investigada por possível conivência ou omissão; e que a Justiça se posicione contra a normalização do ódio político em eventos públicos.
“O Brasil é uma democracia. A divergência é parte dela. O que não é aceitável é a incitação ao ódio, o ataque vulgar e a tentativa de calar quem pensa diferente”, concluiu Barranco.
Veja vídeo: