COTADOS
Mendes elogia Tarcísio e Caiado como possíveis presidenciáveis e diz que “ser presidente é questão de destino”
Kamila Araújo

O governador Mauro Mendes (União), destacou as qualidades dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União-GO) como possíveis nomes da direita para a disputa presidencial de 2026.
Em tom elogioso, Mendes reconheceu a trajetória política e administrativa de ambos, mas ponderou que, mais do que competência, a corrida ao Palácio do Planalto exige uma combinação de fatores que ele definiu como “conspiração de astros e estrelas”.
“Tarcísio é um grande quadro da política brasileira. Foi ministro da Infraestrutura, tem uma memória exemplar, raciocínio lógico, fala bem, é coerente. Mostrou competência e superou adversidades ao vencer as eleições em São Paulo, mesmo sendo praticamente um desconhecido no estado. Hoje governa a maior unidade federativa do país com muita capacidade”, afirmou Mendes.
Segundo o governador de Mato Grosso, a ascensão de Tarcísio ao cenário nacional é resultado de mérito, mas também de conjunturas políticas que, segundo ele, são decisivas para quem almeja chegar à Presidência da República.
“Ser prefeito, ser governador é fruto de determinação e construção política. Ser presidente é destino. Não basta ser o mais preparado, o mais competente. É preciso que os astros se alinhem”, declarou.
Mendes também fez questão de incluir o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entre os nomes que considera fortes para o cenário eleitoral de 2026.
“Caiado milita na direita há mais de 40 anos. Foi candidato contra Lula há décadas. Tem coragem, competência e fez um grande governo em Goiás. Tenho muito respeito por ele e é meu amigo pessoal”, afirmou.
Apesar dos elogios, Mauro Mendes reforçou que o principal fator para definir o candidato da direita em 2026 será o momento político e o sentimento coletivo da população.
“Não basta ser o mais preparado. Para ser presidente, é preciso estar bem posicionado de acordo com a conjuntura e a interpretação do consciente coletivo.”
A declaração de Mendes ocorre em meio às articulações e especulações sobre quem será o nome da direita para a disputa presidencial do próximo ano, tendo em vista os imbróglios jurídicos enfrentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Tarcísio de Freitas é apontado como um dos principais herdeiros do capital político de Bolsonaro, enquanto Caiado tem seu nome defendido por setores mais tradicionais do campo conservador.