Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

VANTAGEM REAL

Mato Grosso avança na industrialização com nova rede de gás natural em Cuiabá, diz Mendes

Patrícia Neves e Maryelle Campos

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador Mauro Mendes celebrou, nesta sexta-feira (25), a entrega da rede de distribuição de gás natural no Distrito Industrial de Cuiabá. Com 39 quilômetros de extensão, a infraestrutura representa um marco para o desenvolvimento econômico da Baixada Cuiabana e impulsiona Mato Grosso na rota da industrialização sustentável.

“Estamos fornecendo uma matriz energética muito competitiva, que impulsionará o crescimento da industrialização da região” afirmou Mendes durante o evento.

A nova rede tem capacidade para distribuir até 186 mil metros cúbicos de gás natural por dia, o que torna possível o atendimento de dezenas de indústrias de médio e grande porte. O combustível será canalizado diretamente de San Matías, na Bolívia, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a MT Gás e a MT Parcerias (MT Par).

Segundo o governador, o investimento foi possível graças a um contrato sólido com o governo boliviano, que garante segurança jurídica e abastecimento no curto, médio e longo prazos. “O Estado de Mato Grosso tem honrado rigorosamente o contrato. Pagamos mês a mês, mesmo antes de atingir o consumo pleno. Isso assegura que, à medida que novas indústrias forem entrando, o fornecimento já estará garantido,” explicou.

Indústrias que já concluíram a conexão com o sistema (city gates) começaram a operar com o novo combustível, e outras dezenas devem aderir nos próximos meses. O sistema de distribuição permite o envio do gás por meio de compressão e descompressão, direto às unidades industriais, com custo inferior ao do gás veicular ou do óleo diesel.

“É uma vantagem competitiva real. Estamos substituindo matrizes energéticas mais caras e poluentes. Isso atrai investimento, gera empregos e posiciona Cuiabá e a Baixada como novos polos industriais do Centro-Oeste,” disse Mendes.

Ele também lembrou o histórico de luta para trazer o gás a Mato Grosso, ainda na década de 1990, com o ex-governador Dante de Oliveira. “Passaram-se 27 anos desde que o gás chegou. Agora, conseguimos, de fato, colocá-lo na boca das indústrias. É uma conquista histórica”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação