PARCERIA COM A PREFEITURA DE CUIABÁ
Áreas críticas recebem reforço no combate às queimadas com atuação de bombeiros da função delegada
Da Redação

Com a chegada do período crítico de estiagem e aumento nos focos de calor, Cuiabá contará com reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros por meio da jornada delegada. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado de Mato Grosso, com foco no combate às queimadas urbanas, educação ambiental e resposta rápida às ocorrências.
Nesta terça-feira (29), o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, João Paulo Nunes de Queiroz, explicou que o projeto vai além das ações emergenciais e inclui também medidas de prevenção e conscientização nas escolas municipais.
“É fruto da parceria entre o Estado de Mato Grosso, por meio do Corpo de Bombeiros, e a Prefeitura de Cuiabá. Nesse projeto, não temos apenas ações de combate. Temos também ações preventivas e educacionais, onde nossos bombeiros vão às escolas tratar sobre o tema das queimadas, especialmente as urbanas”, destacou o oficial.
A jornada delegada permite que bombeiros de folga atuem no reforço às frentes de combate, principalmente nos horários mais críticos do dia – entre 10h e 18h – quando a combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar aumenta o risco de incêndios. Segundo o tenente-coronel João Paulo, aproximadamente 130 militares do batalhão atuarão em sistema de rodízio em todo o estado, com foco especial na capital.
“A Prefeitura está disponibilizando recursos próprios para custear a jornada delegada. Esses bombeiros da folga virão complementar o serviço de combate aos incêndios”, explicou. Ainda segundo o tenente-coronel, há um mapeamento das áreas mais críticas da capital, como as proximidades do Centro de Eventos do Pantanal, saída para a Rodovia BR-070 (Rodovia dos Imigrantes), região da Guarita, Morro da Luz e áreas próximas a lixões. Nessas localidades, a atuação será intensificada.
A prefeitura já iniciou ações de limpeza em pontos estratégicos para reduzir os riscos de incêndios. “São essas ações integradas que certamente farão com que a quantidade de queimadas em nossa capital diminua. Já neste mês de julho, estamos próximos de atingir uma marca histórica no estado, com possibilidade de registrar o menor índice de incêndios florestais desde 1998”, completou João Paulo.
O esforço conjunto entre estado e município faz parte da força-tarefa estabelecida para reduzir os danos ambientais e os riscos à saúde pública causados pelas queimadas, que se intensificam entre os meses de julho e setembro.