Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ALERTA

População também é responsável pela prevenção às queimadas, alerta Defesa Civil de Cuiabá

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Durante o lançamento da operação integrada de combate às queimadas em Cuiabá, o coordenador da Defesa Civil do município, coronel Alessandro Borges, destacou a importância da conscientização da população no enfrentamento aos focos de incêndio. Segundo ele, a prevenção é um trabalho que começa muito antes da resposta efetiva ao fogo e envolve tanto ações do poder público quanto o comportamento da sociedade.

“Trabalhamos nas escolas, com as lideranças de pais e nas comunidades rurais, levando informação. É um trabalho preventivo que envolve, inclusive, a ordem pública, com notificações aos proprietários sobre a necessidade de manter seus terrenos limpos”, explicou o coronel.

Ele lembra que o mês de agosto, historicamente, apresenta condições climáticas desfavoráveis, como baixa umidade, altas temperaturas e ventos intensos, o que aumenta os riscos de queimadas – sejam elas criminosas ou acidentais. “Agora entramos na fase de resposta. A operação é executada pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura, que está custeando a jornada delegada para reforçar o efetivo de bombeiros e garantir resposta rápida à demanda crescente”, afirmou.

A estrutura da operação também conta com caminhões-pipa, apoio logístico e maquinário para a contenção e limpeza de áreas críticas, caso necessário.

Borges ressaltou que, além da prevenção e da resposta, o trabalho inclui responsabilização. “Durante todo o ano, é crime colocar fogo em vegetação. Se for flagrado, o autor será conduzido à delegacia. Se não for pego em flagrante, o proprietário será sancionado por não ter feito a manutenção devida. É assim que o ciclo funciona: prevenção, operação e depois responsabilização”, frisou.

O coordenador também fez um apelo direto à população. “A fumaça faz mal à saúde — principalmente de crianças e idosos, mas, de forma geral, afeta todos. As partículas em suspensão causam sérios danos respiratórios. Por isso, a sociedade também precisa colaborar: não colocando fogo, não fazendo manejo irregular e não descartando lixo em locais impróprios. Esse trabalho depende muito da colaboração da população para ter êxito total”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação