LUZ PARA TODOS NA AMAZÔNIA LEGAL
Comitiva leva informações sobre energia elétrica para comunidades indígenas do Xingu
Da Redação

Uma comitiva da concessionária de energia de Mato Grosso, com colaboradores de diversos setores da empresa, está percorrendo o Parque Indígena do Xingu, no norte do estado, levando informações sobre energia elétrica para as comunidades originárias da região. A caravana começou nesta semana e se estende até o fim de agosto.
Há mais de 20 anos o Programa Luz Para Todos, que é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia, tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à energia elétrica no Brasil, promovendo inclusão social, cidadania e melhoria na qualidade de vida da população. Em Mato Grosso, o programa é executado pela Energisa e conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Programa Luz para Todos, na região do Xingu, tem sido executado por meio da instalação de sistemas de geração de energia solar, uma solução que respeita o meio ambiente e atende às especificidades culturais e territoriais dos povos indígenas. A utilização de painéis solares garante o acesso à energia elétrica de forma sustentável, promovendo qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento, sem abrir mão da preservação da natureza e dos modos de vida tradicionais.
Com o auxílio das lideranças indígenas, a distribuidora de energia está percorrendo as comunidades que já foram contemplados com acesso a eletricidades por meio de kits com painéis fotovoltaicos. Entre as ações realizadas nos locais está a apresentação de um plano de eficiência energética, de forma lúdica e respeitando os idiomas de cada povo originário.
Os indígenas também terão acesso às informações detalhadas da fatura e do uso consciente da energia. Uma equipe de atendimento irá esclarecer as dúvidas individuais, acompanhados por tradutores locais facilitando a comunicação.
“Essa visita é muito importante pois esclarecem como funciona essa energia que recebemos. Muitos ficaram na dúvida de saber como continuaria esse projeto. Agora, temos mais orientações de saber como vai funcionar”, disse o professor Kaomi Kaiabi, do território indígena Wawi/Khikatxi.
Para o presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes projetos como esse engrandecem o papel da distribuidora. “Poder levar energia elétrica para todos os brasileiros em cada canto do estado reafirma o nosso compromisso com a sociedade, sabendo que energia elétrica é sinônimo de bem-estar e melhoria na qualidade de vida de todos”.
As crianças terão acesso a brincadeiras e cinema com foco na melhor utilização da energia elétrica.