Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

POSICIONAMENTO MANTIDO

Abilio diz que se arrependeu de convidar professora da UFMT e reafirma veto à linguagem neutra

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quarta-feira (7) que se arrependeu de ter convidado a professora da UFMT, Maria Inês da Silva Barbosa, para a 15ª Conferência Municipal de Saúde, e enfatizou que não permitirá o uso de linguagem neutra nem manifestações político-partidárias em eventos oficiais da prefeitura.

“Hoje eu eu agiria diferente, eu impediria que o Conselho de Saúde chamasse ela para ministrar”, disse nesta quinta-feira (07), afirmando que a própria se apresenta como militante.

“Nós não vamos aceitar no município de Cuiabá nenhum militante político-partidário como palestrante. Pode ser de direita ou de esquerda. Quem for ministrar nas nossas escolas, na rede de saúde ou em qualquer evento da prefeitura, fará isso de forma técnica, sem doutrinação ideológica, sem uso de pronome neutro”, completou.

A polêmica teve início durante a abertura da conferência, quando Abilio interrompeu o discurso da professora — mestre em Serviço Social e doutora em Saúde Pública — ao perceber o uso de linguagem neutra. Nos comprimentos, Maria Inês usou a palavra “todes”, utilizado par se referir a pessoas não binárias.

A atitude do prefeito gerou forte reação de setores ligados à educação e à saúde. O Pauta Gênero — Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero da UFMT — divulgou nota de repúdio classificando a postura do prefeito como “intolerável”.

Apesar das críticas, Abilio manteve sua posição. Ele citou como exemplo o deputado federal Osmar Terra (MDB), que também palestrou no evento. “Ele falou só da ciência, da parte técnica, sem nenhuma citação política. É isso que esperamos em eventos da prefeitura”, disse.

Segundo o prefeito, enquanto estiver à frente da gestão, os eventos da administração seguirão “a norma culta da língua portuguesa, sem espaço para militância de qualquer lado”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação