WELLINGTON LIDERA
Mesmo com apoio de Mauro, Pivetta fica em 3º em pesquisa para o Governo
Thalyta Amaral
Nem mesmo o apoio do governador Mauro Mendes (União) tem feito diferença na candidatura de seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), para o Governo do Estado. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Percent Brasil, divulgada no domingo (10). Ele aparece como o terceiro em intenção de votos.
De acordo com o levantamento divulgado pelo site Folhamax, em todos os cenários, o senador Wellington Fagundes (PL) aparece na frente. Na modalidade estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, ele tem 28,9%. Em seguida, vem o senador Jayme Campos (União), com 12,8%, e só depois Pivetta, com 8,2%.
Na preferência dos eleitores, em quarto lugar está o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (AL), Max Russi (PSB), e depois a médica Natasha Slhessarenko (PSD), com 2,8%.
Ainda assim, o número de eleitores que não souberam ou não escolheram seu candidato preferido entre essa lista atingiu 32,4%, enquanto os votos brancos e nulos somaram 8,8%.
Já na modalidade espontânea, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, 73,6% não responderam à pesquisa. O mais lembrado foi o governador Mauro Mendes, com 4,8%; no entanto, pela legislação, ele não pode ter um terceiro mandato consecutivo.
Em seguida, vem a deputada estadual Janaina Riva (MDB), com 3,5%, Wellington Fagundes, com 2,4%, e Jayme Campos, com 1,9%.
Segundo turno
Com Wellington em primeiro na pesquisa estimulada, o levantamento questionou os eleitores sobre possíveis cenários de segundo turno, em que o senador enfrentaria os demais candidatos. Em todos, Fagundes se sai melhor.
Na disputa entre Wellington e Pivetta, o senador ganha de 36% a 10,5%. Entre Fagundes e Natasha, a disputa fica 38,8% contra 4,9% para o liberal. E entre Fagundes e Jayme Campos, a vitória seria novamente de Wellington, por 34,1% contra 14,4%.
Quando o assunto é rejeição, ou seja, em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o mais rejeitado é Jayme, com 11,2%. Em seguida, vem Natasha, com 6,7%, Pivetta, com 4,5%, Max Russi, com 4,4%, e, por último, Wellington, com 2,5%.
A pesquisa eleitoral foi realizada presencialmente entre 29 de julho e 4 de agosto, com 1,2 mil entrevistas. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.