DUAS MUDANÇAS EM DUAS SEMANAS
Vereador alerta quanto à rotatividade de secretários na Prefeitura de Cuiabá
O vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania) avaliou nesta semana quanto às recentes mudanças promovidas pela gestão do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini. Nas últimas duas semanas, deixaram os cargos a então secretária de Saúde, Dra. Lúcia Helena, e a então titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa. Para o parlamentar, esse tipo de rotatividade compromete o funcionamento da máquina pública e prejudica diretamente a população.
“Se você troca um secretário, muda tudo. Até as pessoas entenderem, ganharem confiança para fazer os encaminhamentos, assinar contratos, leva tempo. É muito ruim ficar trocando secretários”, avaliou o vereador.
Tenente-Coronel Dias ressaltou ainda que a gestão pública exige planejamento de longo prazo, e que trocas frequentes atrasam a execução de políticas e projetos essenciais.
“Já se passaram oito meses de gestão. Daqui a pouco estaremos discutindo o encerramento do mandato, e se continuarmos com essas mudanças a cada momento, perdemos conhecimento, continuidade e confiança. A máquina pública demora para funcionar, e toda vez que se troca o responsável, o prejuízo é direto para a população”, concluiu.
O vereador reforçou que, apesar de ser uma prerrogativa do prefeito nomear e substituir secretários, é fundamental que essas decisões sejam baseadas em critérios técnicos e com foco na estabilidade da administração.