Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PREVENÇÃO

Várzea Grande intensifica vacinação contra o sarampo em todas as unidades básicas de saúde

Da Redação

0

O sarampo, doença que havia sido considerada erradicada no Brasil em 2016, voltou a representar risco à saúde pública. A reintrodução do vírus ocorreu devido à circulação da doença em países que fazem fronteira com o Brasil, o que facilitou sua entrada novamente no território nacional. Atualmente, já há casos confirmados no estado do Tocantins, reforçando a necessidade de ações preventivas.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha “Dose Zero” contra o sarampo, lançada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). A ação tem como objetivo ampliar a imunização de crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, como forma de proteção antecipada diante do risco de circulação do vírus no país.

O público entre 6 e 8 meses e 29 dias recebe a vacina dupla viral (sarampo e rubéola) e, a partir de 9 meses, a imunização é feita com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). A dose zero é extra e não substitui as doses de rotina, que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Várzea Grande já estão aplicando a vacina. Para receber a imunização, basta que os pais ou responsáveis levem a criança com documento de identificação e cartão de vacinas.

A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e busca manter Mato Grosso livre de casos confirmados da doença. Em 2025, o Estado já registrou 36 notificações de suspeita de sarampo — 34 foram descartadas e duas seguem em investigação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a mobilização é fundamental para proteger as crianças e evitar a circulação do vírus.

“O sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, especialmente em crianças pequenas. Estamos garantindo a oferta da dose zero em todas as USF de Várzea Grande para reforçar essa barreira de proteção”, destacou a secretária.

Transmissão – Conforme Alessandra Carreira, gerente de Vigilância Epidemiológica, o sarampo é transmitido por secreções respiratórias e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. “Pais de crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) também podem procurar a vacinação, pois as unidades dispõem da vacina dupla viral, que não contém a proteína que pode causar reações alérgicas”, frisou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que manter a carteira de vacinação em dia é um ato de cuidado e responsabilidade, protegendo não só quem recebe a dose, mas toda a comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação