OPERAÇÃO CONTRAPROVA
Secretaria de Saúde irá exigir que exames realizados pela Bioseg sejam refeitos
Thalyta Amaral

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que todos os exames de pacientes do SUS que foram realizados pela Bioseg serão refeitos. A empresa não possui contrato direto com o Estado, mas presta serviços para instituições vinculadas ao Governo. A Bioseg foi alvo da Operação Contraprova nesta sexta-feira (15), por falsificar laudos de exames.
Em coletiva na manhã de hoje, o delegado Rogério da Silva Ferreira, titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), afirmou que a Bioseg prestava serviços para uma empresa que atendia mais de 300 pacientes de home care pela Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo a SES, será feita uma análise de todos os prestadores desse tipo de serviço e, caso algum deles tenha contratado a Bioseg, terá que refazer os procedimentos para garantir o bem-estar dos pacientes atendidos.
“Já estamos trabalhando neste levantamento junto aos prestadores de serviço. Caso seja observado que o laboratório realizou exames para os nossos prestadores, exigiremos que todos eles sejam refeitos por outro laboratório”, disse, por meio de nota, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo as investigações, a quadrilha, liderada por um biomédico sócio da Bioseg, fazia coletas de materiais para testes de covid-19, toxicológicos e de infecções sexualmente transmissíveis, mas não realizava os exames, tampouco os enviava para outros laboratórios para fazer a contraprova.
Na operação, além do fechamento das unidades da empresa em Cuiabá, Sinop (500 km ao norte da Capital) e Sorriso, também foi determinada a prisão do biomédico sócio da Bioseg, a suspensão de seu registro profissional e a proibição de a empresa firmar contratos com o Poder Público.