FOI INTERVENTORA NA SMS
Gilberto elogia nova secretária de Saúde de Cuiabá e pede autonomia: “precisa de condições para fazer uma boa gestão”
Patrícia Neves

O ex-secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, comentou nesta terça-feira (20) a nomeação de Daniela Carmona como nova secretária municipal de Saúde de Cuiabá, elogiando sua competência e reforçando que a decisão foi exclusivamente do prefeito Abílio Brunini (PL), sem qualquer influência do Governo do Estado.
“Ela é muito competente. A decisão pela escolha dela é uma decisão do prefeito da capital, muito ao contrário do que estão dizendo por aí — seja do Estado, do Governo — não. Nenhum sequer deu opinião a respeito desse assunto”, destacou Gilberto.
Figueiredo também declarou torcida para que Carmona tenha sucesso à frente da Secretaria, e que receba a autonomia necessária para implementar mudanças significativas na saúde de Cuiabá, setor que enfrenta sérias dificuldades.
“Torço para que ela consiga fazer uma grande gestão. Cuiabá precisa urgentemente de uma gestão eficiente na área da saúde. Espero que o prefeito dê a ela autonomia para implementar tudo o que for necessário. Isso está na nossa agenda como prioridade.”
Questionado sobre a possível limitação de autonomia, já que Carmona atuou no período de intervenção na saúde da capital e agora retorna sob um novo cenário político, Gilberto disse que é preciso ter otimismo, mas fez um alerta:
“A gente tem que apostar no melhor. Quero crer que o prefeito, agora estando no cargo, já tem noção da realidade. Não é igual quando se está fora. Ele conhece as dificuldades. Torço para que ele dê autonomia e condições. Porque, se não der condições, aí não é a Daniela, não é ninguém que vai conseguir fazer gestão lá.”
Gilberto ainda lembrou que sua própria trajetória na Secretaria Estadual de Saúde só foi possível graças ao apoio e à confiança do Governo do Estado, e defendeu que qualquer secretário precisa de respaldo político e estrutural para entregar resultados.
“São poucos que têm o mesmo apoio, a mesma autonomia e a mesma dedicação que o Governo dá para quem assume essa função. Não é à toa que existe confiança. E qualquer secretária precisa disso.”
Por fim, o ex-secretário garantiu que Daniela Carmona terá apoio irrestrito da gestão estadual, caso deseje buscar parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde.
“Se ela tiver vontade de dialogar com o Governo do Estado, a porta está aberta. Esse é o governo que mais ajudou Cuiabá — são 77 meses de trabalho conjunto, com mais de R$ 2 bilhões repassados ao município. E não é só Cuiabá, são os 141 municípios de Mato Grosso recebendo apoio direto. Com Daniela não será diferente, desde que haja parceria e vontade de resolver os problemas.”