IMPASSE
Governo do Estado pode adquirir prédio da Santa Casa: “Serviços não serão interrompidos”, diz Gilberto
Patrícia Neves
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, admitiu nesta terça-feira (20) que o Governo do Estado pode adquirir o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que enfrenta uma grave crise financeira. Figueiredo afirmou que o Governo do Estado está acompanhando de perto os desdobramentos do processo de leilão da instituição, para quitação de dívidas trabalhistas na ordem de mais de R$78 milhões, e não descarta a possibilidade aquisição evitando o fechamento, inicialmente previsto para dezembro deste ano.
“A próxima segunda-feira tem um leilão. O governo estava acompanhando esse movimento e aguarda essa resolução. Primeiro, nós vamos ver quais são as possibilidades, hoje, possíveis. O governo vir, arrematar esse modo. Tem uma outra instituição de saúde vir, arrematar esse modo. E aquele que for arrematar e tocar o serviço lá, com certeza vai continuar cruzando com o governo que está lá. Então, nós podemos assegurar com o coração. Os serviços não serão tão frios”, disse o secretário.
Figueiredo garantiu que, independentemente de quem assumir a administração da Santa Casa, os serviços de saúde não serão interrompidos. Ele explicou que a maior parte dos atendimentos realizados na Santa Casa – cerca de 70% – serão migrados para o Hospital Central de Cuiabá, que passará a oferecer um nível superior de qualidade, e entrará em funcionamento em dezembro deste ano.
“Total de 70% dos serviços lá migram-se para o hospital central, que vai ter um outro nível de qualidade de atendimento, que o cidadão aceita. Porque nós não vamos oferecer ao mesmo órgão para que esteja sendo atendido. Nós vamos aguardar agora as próximas notícias. Nós temos um plano, como lá, daquilo que migra lá. Estamos finalizando esse plano que pode ser incrementado lá, caso a gestão seja direta por nós ou por outra instituição”, explicou o secretário.
Figueiredo reforçou que o governo do Estado está comprometido em garantir que os serviços de saúde continuem a ser prestados de forma adequada e que nenhum paciente será prejudicado. Além disso, o secretário reiterou que o plano de contingência já está em andamento, com a migração dos serviços e a manutenção de qualidade nos atendimentos.
“Enfim, eu posso assegurar que a vontade do secretário Gilberto, do vice, Otaviano Pivetta, e do governador Mauro Mendes”, completou, destacando a garantia de continuidade no atendimento à população, seja com a gestão direta do governo ou através de outra instituição que venha a assumir a Santa Casa.